Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Behmoiras, Daniel Cantanhede | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maicon Douglas Campos | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Maicon Douglas Campos. A educação física escolar como ferramenta de inclusão (cidadã). 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Física escolar é um ambiente onde ocorrem muitas interações, tanto entre
professor e aluno quanto as relações aluno-aluno. A partir dessas relações podem surgir
situações que excluem os alunos da aula de educação física. Apesar da presença de situações
excludentes nas aulas, a educação dispõe de diferentes ferramentas para solucionar ou amenizar
este problema. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma e meios a educação física
escolar têm para se tornar em um ambiente mais inclusivo. Trata-se de um trabalho qualitativo,
no qual foi utilizado a pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados. Desconsiderou-se
trabalhos com temas relacionados à inclusão de alunos com necessidades especiais por não
serem alvo de análise deste estudo. As considerações finais deste estudo sugere que os meios
para favorecerem a inclusão dos alunos estão relacionados com um bom planejamento das aulas,
por parte do professor, buscando uma variedade de conteúdos em suas aulas, atendendo aos
interesses do maior número de alunos possível. Para que o professor tenha sucesso na aplicação
de medidas que possibilitam a inclusão de forma satisfatória, é imprescindível que as
instituições de ensino superior ofereçam no currículo de educação física oportunidades dos
professores, em sua formação inicial, ter contato com questões que permeiam os processos de
exclusão. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | A educação física escolar como ferramenta de inclusão (cidadã) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-16T12:19:12Z | - |
dc.date.available | 2023-02-16T12:19:12Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33595 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|