Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33595
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MaiconDouglasCamposFerreira_tcc.pdf627,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBehmoiras, Daniel Cantanhede-
dc.contributor.authorFerreira, Maicon Douglas Campos-
dc.identifier.citationFERREIRA, Maicon Douglas Campos. A educação física escolar como ferramenta de inclusão (cidadã). 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física escolar é um ambiente onde ocorrem muitas interações, tanto entre professor e aluno quanto as relações aluno-aluno. A partir dessas relações podem surgir situações que excluem os alunos da aula de educação física. Apesar da presença de situações excludentes nas aulas, a educação dispõe de diferentes ferramentas para solucionar ou amenizar este problema. O objetivo deste trabalho foi analisar de que forma e meios a educação física escolar têm para se tornar em um ambiente mais inclusivo. Trata-se de um trabalho qualitativo, no qual foi utilizado a pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados. Desconsiderou-se trabalhos com temas relacionados à inclusão de alunos com necessidades especiais por não serem alvo de análise deste estudo. As considerações finais deste estudo sugere que os meios para favorecerem a inclusão dos alunos estão relacionados com um bom planejamento das aulas, por parte do professor, buscando uma variedade de conteúdos em suas aulas, atendendo aos interesses do maior número de alunos possível. Para que o professor tenha sucesso na aplicação de medidas que possibilitam a inclusão de forma satisfatória, é imprescindível que as instituições de ensino superior ofereçam no currículo de educação física oportunidades dos professores, em sua formação inicial, ter contato com questões que permeiam os processos de exclusão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleA educação física escolar como ferramenta de inclusão (cidadã)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T12:19:12Z-
dc.date.available2023-02-16T12:19:12Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33595-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.