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dc.contributor.advisorBezerra, Ricardo Flávio de Araújo-
dc.contributor.authorCarvalho, Luiz Fernando Sousa-
dc.identifier.citationCARVALHO, Luiz Fernando Sousa. Prevalência de distúrbios posturais em escolares do ensino fundalmental e médio. 2022. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractProblemas na coluna vertebral acometem uma grande parcela da população adulta e podem ter início na fase escolar. Sendo assim, no caso de altas prevalências de problemas posturais em escolares, as aulas de Educação Física poderiam ser uma forte aliada no combate e na prevenção de tais problemas, através de atividades orientadas pelo professor. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência de problemas na coluna vertebral de escolares do ensino fundamental e médio. Foi realizada uma revisão bibliográfica através de artigos científicos, monografias, dissertações de mestrados, livros e conteúdos da internet. Foram selecionados 19 artigos para a análise da prevalência. Dentre os estudos analisados, as prevalências de escoliose, cifose e lordose nos escolares variaram de 5,2% a 81,7%, 4% a 67,18% e 6,7% a 64,10%, respectivamente. Os achados apontaram para uma grande necessidade da atuação do professor de Educação Física em promover bons hábitos sobre a saúde dos escolares e mobilizá-los com práticas corporais saudáveis dentro e fora da escola.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordColuna cervical - ferimentos e lesõespt_BR
dc.subject.keywordPostura humanapt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titlePrevalência de distúrbios posturais em escolares do ensino fundalmental e médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-16T10:49:24Z-
dc.date.available2023-02-16T10:49:24Z-
dc.date.submitted2022-09-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33591-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Spinal problems affect a large portion of the adult population and can start in school. Thus, in the case of high prevalence of postural problems in schoolchildren, Physical Education classes could be a strong ally in combating and preventing such problems, through activities guided by the teacher. Thus, the objective of this study was to verify the prevalence of spinal problems in elementary and high school students. A bibliographic review was carried out through scientific articles, monographs, master's dissertations, books and internet contents. Nineteen articles were selected for the analysis of prevalence. Among the studies analyzed, the prevalence of scoliosis, kyphosis and lordosis in schoolchildren ranged from 5.2% to 81.7%, 4% to 67.18% and 6.7% to 64.10%, respectively. The findings pointed to a great need for the Physical Education teacher to promote good habits on the health of schoolchildren and to mobilize them with healthy body practices inside and outside the school.pt_BR
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