Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33590
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AfonsoSantosGoncalvesMenezes_tcc.pdf3,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Utilização da compensação série controlada a tiristor (TCSC) para o aumento da margem de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência
Autor(es): Menezes, Afonso Santos Gonçalves de
Orientador(es): Silva, Flávio Henrique Justiniano Ribeiro da
Assunto: Sistema elétrico - estabilidade
Sistema elétrico
Energia elétrica
Flexible Alternating Current Transmission System (FACTS)
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: MENEZES, Afonso Santos Gonçalves de. Utilização da compensação série controlada a tiristor (TCSC) para o aumento da margem de estabilidade transitória em sistemas elétricos de potência. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Tendo em vista que o desenvolvimento de uma sociedade está atrelado ao seu consumo energético, seja ele em crescimento ou em um patamar estável, é necessário que haja um sistema de geração, transmissão e distribuição confiável com o intuito de garantir que a energia chegue ao consumidor final. No caso do Brasil há o Sistema Interligado Nacional, o qual é responsável por fazer as interligações entre as regiões geradoras e consumidoras,garantindo a disponibilidade, confiabilidade e estabilidade do sistema. Uma maneira de se aumentar essas características é com a utilização de equipamentos FACTS. Neste trabalho faz-se a utilização de um dispositivo FACTS denominado de TCSC que é um capacitor série controlado a tiristor, que tem como objetivo aumentar a margem de estabilidade do sistema. Sendo assim, uma modelagem matemática dos componentes do sistema elétrico é feita, incluindo máquinas síncronas e seus modelos, linhas de transmissão e cargas. O intuito do estudo de estabilidade em sistemas elétricos de potência é fazer com que haja oaumento da margem de estabilidade em equipamentos de proteção sem que as máquinas percam seu sincronismo. Portanto foram realizadas simulações no software MATLAB em um circuito contendo os elementos citados inicialmente sem a inclusão do TCSC, e em sequência foram realizadas simulações com a sua adição. Foi analisado o comportamento do circuito elétrico pré a ocorrência da falta, durante e após a sua eliminação, e também foi estimado o tempo de abertura do dispositivo de segurança do sistema com e sem a utilização do dispositivo.
Abstract: Given that the development of a society is linked to its energy consumption, whether it is growing or at a stable level, it is necessary to have a reliable generation, transmission and distribution system in order to ensure that energy reaches the consumer Final. In the case of Brazil, there is the National Interconnected System (SIN), which is responsible for making the interconnections between the generating and consuming regions, guaranteeing the availability, reliability and stability of the system. One way to increase these characteristics is with the use of FACTS equipment. In this work, a FACTS device called TCSC is used, which is a thyristor-controlled series capacitor, which aims to increase the stability margin of the system. Thus, a mathematical modeling of the components of the electrical system is made, including synchronous machines and their models, transmission lines and loads. The purpose of the stability study in electrical power systems is to increase the stability margin in protective equipment without the machines losing their synchronism. Therefore, simulations were carried out in the software MATLAB in a circuit containing the elements mentioned initially without the inclusion ofTCSC, and simulations were carried out in sequence with its addition. The behavior of the electrical circuit was analyzed before the occurrence of the fault, during and after its elimination,and the opening time of the system safety device with and without the use of the device was also estimated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.