Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FabioBarbosaPinto_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de aprendizado de máquinas para análise de acidentes de trabalho
Autor(es): Pinto, Fábio Barbosa
Orientador(es): Gardenghi, John Lenon Cardoso
Assunto: Aprendizado de máquina
Algoritmos
Algoritmos de aprendizado de máquina
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: PINTO, Fábio Barbosa. Uso de aprendizado de máquinas para análise de acidentes de trabalho. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Algoritmos de aprendizado de máquina (ML) tem sido cada vez mais utilizados para classificação em diferentes aplicações. Entretanto, sua exploração é recente,na classificação de acidentes,no campo da segurança do trabalho. Apenas a utilização de classificadores otimizados pode não ser suficiente para avaliar a importância das variáveis presentes no banco de dados.Neste trabalho, o algoritmo C4.5 foi utilizado para classificar a gravidade de acidentes de trabalho, usando uma base de dados abertos da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).Em particular, as variáveis mais influentes são analisadas por meio de métodos como qui-quadrado e ganho de informação. Foram realizados dois experimentos para comparar a seleção de variáveis e a eficiência do classificador. O primeiro experimento foi realizado com a base desbalanceada, sendo que a classe minoritária, representa 40% da amostra e o segundo experimento foi realizado com a variável alvo balanceada, utilizando a técnica SMOTE. Todas as variáveis foram selecionadas a partir do qui-quadrado. O ganho de informação ordenou as variáveis mais importantes. O nó raiz da árvore criada foi a variável natureza da lesão e as variáveis emitente e filiação não foram relevantes para o modelo. O algoritmo C4.5 teve melhor desempenho utilizando o SMOTE, com 89,23% de acurácia, sendo 1% maior do que a base sem balanceamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.