Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucianaFrancoVieira_tcc.pdf2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções de alunos de graduação sobre experiências em empresas juniores (ejs) de geografia no Brasil
Autor(es): Vieira, Luciana Franco
Orientador(es): Steinke, Valdir Adilson
Assunto: Empresa Júnior
Geógrafos - formação
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: VIEIRA, Luciana Franco. Percepções de alunos de graduação sobre experiências em empresas juniores (ejs) de geografia no Brasil. 2022. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente artigo visa identificar quais são os principais impactos das experiências obtidas nas EJs de geografia durante a graduação para a formação do profissional geógrafo, assim como mapear a localização das EJs no Brasil. Tem como objetivos específicos conceituar a parte de extensão do tripé universitário, apresentar o histórico do movimento empresa júnior a nível mundial e nacional, e verificar se os principais impactos experienciados pelos alunos contribuem para o desenvolvimento de competências para o profissional geógrafo. Vendo as empresas juniores de geografia como laboratório dos alunos para criarem as próprias experiências e incentivar a autonomia, um ambiente propício para desenvolvimento de diversas habilidades e competências que serão de grande valia para sua entrada ao mercado de trabalho. O presente estudo consiste em pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira quantitativa e qualitativa, a partir da coleta de informações em fontes primárias e secundárias. E, a partir da condução do processo de pesquisa, foi possível concluir que a presença de empresa júnior é bastante valiosa para a formação profissional do geógrafo, pois propicia autonomia em projetos especialmente da área de bacharel, e propiciando a muitos, outras oportunidades de aprimoramento de carreira em decorrência da experiência prévia na empresa júnior. Quanto à descoberta de que empresas juniores existem, foram listadas dezoito, e suas localizações se dão em onze unidades da federação, só não sendo presente na região norte.
Abstract: This article aims to identify the main impacts of the experiences obtained in the junior enterprises of geography during undergraduate studies for the development of the professional geographer, as well as to map the location of the junior enterprises in Brazil. Its specific objectives are to conceptualize the practice role of university roles, to present the history of the Junior Enterprise Movement at a global and national level, and to verify if the main impacts experienced by students contribute to the development of skills that are useful for the professional geographer. From the perspective of the junior enterprises as laboratories for students to create their own experiences and encourage autonomy, a conducive environment to develop a great range of skills and competences that will have great value as they enter the job market. This study consists of applied research of exploratory and descriptive nature, with results treated in a quantitative and qualitative method, from the acquired information in primary and secondary sources. Through the conduction of the research process, it was possible to conclude that the presence of junior enterprises at universities is very much valuable for the professional training of the geographer, as it provides space to exercise autonomy in projects, especially in bachelor’s degree and providing many opportunities of career improvement due to previous junior enterprises’ experiences. As for the discovery of the number of existing junior enterprises of geography in Brazil, it was found to be eighteen, and their locations are in eleven states in Brazil, only not being present in the northern region.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.