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Título: O ensino de geografia frente a realidade remota em tempos de pandemia
Autor(es): Santos, Maycon Patrick de Souza
Orientador(es): Araújo Sobrinho, Fernando Luiz
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Ensino remoto
Data de apresentação: Fev-2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: SANTOS, Maycon Patrick de Souza. O ensino de geografia frente a realidade remota em tempos de pandemia. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: À frente do cenário pandêmico vivenciado nos últimos anos – 2020, 2021 e 2022, foram colocadas diversas questões em pauta sobre o futuro da educação e, com isso, entrou em questionamento como a educação geográfica estava sendo aplicada na rede de ensino. Aproveitado todos os questionamentos trazidos, oportunamente, se tonou objeto de estudo entender o lapso temporal percorrido pelo ensino geográfico desde os primórdios, isto é, entender como a Geografia era vista desde a Antiguidade até os dias atuais. Diante o narrado, tornou-se necessário entendermos e compreendermos as possibilidades que foram empregadas ao ensino de Geografia em tempos de pandemia. Ainda, são apresentadas as trajetórias geográficas, a institucionalização da Geográfica enquanto ciência, as novas tecnologias aplicadas ao ensino nas escolas do século XX1, o compendio da obra do grande geógrafo Milton Santos e, por fim, a aplicação do ensino remoto na educação. Na conclusão do presente trabalho, apresentou-se dados, fazendo um comparativo entre alunos de rede pública e alunos da rede privada. Por fim, buscou-se mostrar as dificuldades enfrentadas pelos docentes e discentes ao longo do ensino remoto, situação esta que ninguém estava preparado para enfrentá-la, que foi desde despreparo financeiro e tecnológico, até ao desinteresse por parte dos alunos, ocasionando uma evasão enorme, e que perdura durante a transição para o ensino presencial.
Abstract: Ahead of the pandemic scenario experienced in recent years – 2020, 2021 and 2022, several questions were put on the agenda about the future of education and, therefore, came into question as to how geographic education was being applied in the education system. Taking advantage of all the questions brought up, in due course, it became an object of study to understand the temporal lapse traversed by geographic teaching since the beginning, that is, to understand how Geography was seen from Antiquity to the present day. In view of the narration, it became necessary to understand and understand the possibilities that were used to teach Geography in times of pandemic. The geographic trajectories, the institutionalization of Geography as a science, the new technologies applied to teaching in schools in the 20th century, the compendium of the work of the great geographer Milton Santos and, finally, the application of remote teaching in education are also presented. At the conclusion of the present work, data was presented, making a comparison between students from public schools and students from private schools. Finally, we sought to show the difficulties faced by teachers and students during remote teaching, a situation that no one was prepared to face, which ranged from financial and technological unpreparedness, to disinterest on the part of students, causing an evasion. enormous, and that lasts during the transition to face-to-face teaching.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2022.
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