Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaMamedesNovato_tcc.pdf760,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Moda e Agenda 2030 : uma discussão sobre trabalho decente nas relações internacionais
Autor(es): Novato, Letícia Mamedes
Orientador(es): Galvão, Thiago Gehre
Assunto: Direitos humanos
Trabalho forçado
Agenda 2030
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 15-Fev-2023
Referência: NOVATO, Letícia Mamedes. Moda e Agenda 2030: uma discussão sobre trabalho decente nas relações internacionais. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Tendo em vista as numerosas denúncias a respeito de violações trabalhistas na cadeia de produção e comercialização global da indústria da moda é, considerando que estamos na Década da Ação, referente A Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, essa pesquisa procura unir moda, sustentabilidade e direitos humanos, afim de compreender como a atual agenda de desenvolvimento global e os ODS podem contribuir para a promoção do trabalho de centena indústria do vestuário. Para tanto, é necessário analisar a interseccionalidade entre moda e Agenda 2030, sob um contexto socioeconômico, para deduzir de que forma ela pode auxiliar atores locais na elaboração de iniciativas de fiscalização do trabalho forçado e promoção de trabalho decente Realiza-se, então, um estudo de caso, considerando a realidade dos trabalhadores migrantes bolivianos nas oficinas de costura no Estado de SãoPaulo. Conclui-se que a Agenda 2030 apresenta-se como um dispositivo capaz auxiliar no combate ao trabalho forçado na indústria da moda, ao promover soluções de trabalho decente centradas no indivíduo e estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de discussões transversais, que englobam todos os atores pertinentes - governos, setor privado e sociedade civil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.