Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeandroCaixetaBorges.pdf793,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A sala de recursos no contexto das práticas de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais : a experiência em uma escola rural do Distrito Federal
Outros títulos: The resource room in the context of the practices of scholar inclusion of students with special educational needs : the experience in a rural school in Distrito Federal
El aula de recursos en el contexto de las prácticas de inserción escolar de alumnos con necesidades educativas especiales : la experiencia en una escuela rural en Distrito Federal
Autor(es): Borges, Leandro Caixêta
Orientador(es): Silva, Geane de Jesus
Assunto: Educação inclusiva
Estudantes com necessidades educativas especiais
Atendimento educacional especializado
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 20-Abr-2012
Referência: BORGES, Leandro Caixêta. A sala de recursos no contexto das práticas de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: a experiência em uma escola rural do Distrito Federal. 2011. x, 120 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia é um relatório de pesquisa que analisou as implicações da Sala de Recursos no processo de Inclusão Escolar de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola rural da rede pública de ensino do Distrito Federal. De início, o propósito do presente trabalho foi aferir a hipótese de que a Sala de Recursos de uma escola rural do Distrito Federal corrobora para a inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais da comunidade atendida. Para sustentar a argumentação em favor dessa modalidade de atendimento educacional especializado, a base teórica foi constituída da compilação e discussão das ideias de Angelucci (2002), Vigotsky (1991), Kelman (2010), Mitjáns-Martínez (2006), Raposo e Carvalho (2010), Willinsky (2002), Madeira-Coelho (2010), entre outros, a respeito de alguns pilares que servem de suporte para a Inclusão Escolar. São contemplados pelo mesmo referencial os objetivos do Atendimento Educacional Especializado — Sala de Recursos — à luz da Orientação Pedagógica do Distrito Federal para a Educação Especial. A pesquisa é norteada pela metodologia qualitativa e utilizou-se de aplicação de questionários e de realização de entrevistas para a geração de dados. A análise dos dados levou em consideração a perspectiva dos professores do contexto pesquisado a respeito da relevância do atendimento educacional especializado realizado na unidade de ensino. Com mais este estudo, modesto em sua proposição, espera-se promover uma reflexão de que a Sala de Recursos é um importante instrumento para a promoção da Inclusão Escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais que dela usufruem, segundo sugeriram os dados levantados. Por fim, verificou-se por meio das falas dos participantes da pesquisa que a Sala de Recursos converteu-se, na unidade de ensino, em importante instrumento de promoção da Inclusão Escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam esta escola. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph is a research report that examined the implications of the Resource Room in the process of school inclusion of students with special educational needs in a rural school in the public schools of the Federal District. Initially, the purpose of this study was to assess the hypothesis that the Resource Room in a rural school in the Federal District contributes to the inclusion of students with special educational needs of the community served. To sustain the argument for this type of specialized educational services, was formed the theoretical basis of the compilation and discussion of ideas by Angelucci (2002), Vygotsky (1991), Kelman (2010), Mitjáns-Martínez (2006), Raposo & Carvalho (2010), Willinsky (2002), Madeira-Coelho (2010) and others about some of the pillars that support for school inclusion. Also, the objectives of specialized educational services (Resource Room) are covered by the same reference in accordance with the Educational Guidance of the Federal District for Special Education. The research is guided by a qualitative methodology and was used the application of questionnaires and interviews to generate data. The data analysis considered the perspective of teachers from the context studied about the importance of specialized educational services performed in the school. This study was modest in his proposal and hopes to promote reflection, that the Resource Room is an important instrument for the promotion of school inclusion of students with special educational needs benefit from it, according to the data collected suggested. Finally, through the speeches of the study participants was verified that the Resource Room has become, in the unity of teaching, an important instrument for promoting the School Inclusion of pupils with special educational needs who attend this school. _________________________________________________________________________________ RESÚMEN
Esta monografía es un informe de investigación que examina las implicaciones del Aula de Recursos en el proceso de inserción escolar de los alumnos con necesidades educativas especiales en una escuela pública rural en Distrito Federal. Inicialmente, el propósito de este estudio fue evaluar la hipótesis de que los servicios del Aula de Recursos a disposición de una escuela rural en Distrito Federal contribuyen a la inserción de alumnos con necesidades educativas especiales de la comunidad atendida. Para sostener los argumentos a favor de este tipo de servicios educativos especializados, se formó la base teórica a partir de la discusión de ideas de Angelucci (2002), Vigotsky (1991), Kelman (2010), Mitjáns-Martínez (2006), Raposo y Carvalho (2010), Willinsky (2002), Madeira-Coelho (2010), entre otros, con respecto a algunos pilares que apoyan a la inserción escolar. Están cubiertos por la misma referencia los objetivos del Servicio Educativo Especializado, conocido por Aula de Recursos, desde el punto de vista de la Orientación Educativa para la Enseñanza Especial en Distrito Federal. La investigación está guiada por una metodología cualitativa, y se ha utilizado cuestionarios y entrevistas para generar datos. El análisis de los datos tomó en cuenta el punto de vista de los maestros del contexto estudiado acerca de la importancia del servicio educativo especializado de educación a cabo en la escuela. Con este estudio, modesto en su propuesta, se espera fomentar una reflexión acerca del Aula de Recursos como un instrumento importante para la promoción de la inserción escolar de los estudiantes con necesidades educativas especiales que se benefician de ella, de acuerdo con lo que han sugerido los datos recogidos. Por último, verificado por las declaraciones de los participantes en la investigación que el Aula de Recursos se ha convertido, en el contexto analizado, una herramienta importante para promover la inserción escolar de los estudiantes con necesidades educativas especiales que asisten a esta escuela.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar, 2011. ____________________________________________________________________________ Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons