Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MarileneSilvaOliveira.pdf442,69 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorOliveira, Marilene da Silva-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marilene da Silva. Oportunidades iguais para pessoas diferentes: inclusão escolar com foco no atendimento educacional especializado. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractOferecer educação justa e igualitária a todos os alunos, independente de sua condição física ou mental, é um exercício de cidadania e cumprimento da lei, que deve garantir a todas as crianças brasileiras o direito à educação. O objetivo deste trabalho monográfico é investigar se o atendimento educacional especializado é fundamental para garantir qualidade e igualdade de oportunidades aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais – ANEE. O mesmo tem como justificativa a importância do professor conhecer o processo inclusivo retirando de seu histórico estratégias que favoreçam sua metodologia em sala de aula. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica e também empírica, por meio de uma pesquisa qualitativa. No embasamento da pesquisa utilizou-se autores como Bueno (1993); Lima (2006); Mantoan (1998), dentre outros. A educação é um direito garantido por lei a todos os brasileiros e a educação especial é direito de toda criança, adolescente e jovem, mesmo que apresente características muito diferentes da maioria, conviver com sua geração, sendo que o espaço privilegiado para essa ação é a escola.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadoen
dc.titleOportunidades iguais para pessoas diferentes : inclusão escolar com foco no atendimento educacional especializadoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-20T12:25:46Z-
dc.date.available2012-04-20T12:25:46Z-
dc.date.issued2012-04-20T12:25:46Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3352-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3352pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons