Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33523
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoGabrielDourado_tcc.pdf6,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de lixadeira de cinta
Autor(es): Brandão, João Gabriel Dourado
Orientador(es): Viana, Rhander
Assunto: Lixadeiras de cinta
Lixadeiras
Usinagem
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: BRANDÃO, João Gabriel Dourado. Projeto de lixadeira de cinta. 2022. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Lixadeiras de cinta são equipamentos que realizam lixamento em sólidos, podendo ser metálicos ou não, por meio de um elemento abrasivo flexível. Este trabalho está focado no projeto e na seleção de componentes para um equipamento desse modelo, para isso foi levantada uma literatura acerca de usinagem por abrasão, elemento de máquinas e motores elétricos, além de pesquisas de mercado afim de validar as escolhas de projeto. Ao final do desenvolvimento chegou-se em uma lixadeira de cinta com 3 cavalos de potência, fornecidos por um motor elétrico trifásico, e que pode ser compatível com mais de um modelo de lixa de cinta a depender da a escolha da polia e do rolete. Para modelagem 3D e produção de desenhos técnicos do projeto foi utilizado o software SOLIDWORKS da Dassault Systèmes.
Abstract: Belt sanders are equipment that sand solids, which can be metallic or not, by means of a flexible abrasive element. This work is focused on the design and selection of components for an equipment of this model, for this, a literature was raised about abrasion machining, element of machines and electric motors, in addition to market research in order to validate the design choices. At the end of development, we arrived at a belt sander with 3 horsepower, supplied by a three-phase electric motor, and which can be compatible with more than one belt sander model depending on the choice of pulley and roller. For 3D modeling and production of technical drawings of the project, SOLIDWORKS software from Dassault Systèmes was used.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Automotiva, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.