Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33522
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielHenriqueChules_tcc.pdf12,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Extensor de autonomia aplicado à veículos elétricos - Jipe CAB Stark 4x4 híbrido elétrico
Autor(es): Chules, Gabriel Henrique
Orientador(es): Els, Rudi Henri Van
Assunto: Veículos
Veículos elétricos
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: CHULES, Gabriel Henrique. Extensor de autonomia aplicado à veículos elétricos - Jipe CAB Stark 4x4 híbrido elétrico. 2022. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A inserção dos Veículos elétricos (VEs) no setor de mobilidade, motivada principalmente por questões ambientais e de eficiência energética, está gradativamente maior nos últimos anos. Acelerar a predominância dos VEs no setor automotivo tem se tornado prioridade, e um dos principais empecilhos para o uso deste tipo de veículo em maiores proporções é sua autonomia, que em geral ainda se demonstra inferior aos veículos a combustão.Sendo assim, este trabalho aborda uma análise de um modelo híbrido com um extensor de autonomia aplicado ao jipe Stark 4x4. Este extensor consiste em um gerador elétrico acoplado a um motor a combustão que será responsável por recarregar as baterias durante o uso e reduzir a quantidade de baterias, o que consequentemente reduz o custo e peso do veículo. Foram feitas análises teóricas com base no calculas das resistências ao movimento para avaliar a escolha feita pelo fabricante, com auxílio de softwares de cálculo numérico, como o Octave; e de desenho 3D, como CATIA e Fusion 360. Para fazer uma análise da utilização do extensor, desenvolveu-se um algoritmo com três diferentes ciclos de condução, tanto no modo puramente elétrico quanto no modo híbrido. Os resultados mostraram que a autonomia do Stark ficará inferior aos demais VEs de mercado, com isso fez-se uma análise buscando soluções para aumento da autonomia além de uma comparação de custos entre a utilização da versão diesel e da versão híbrida elétrica.
Abstract: The insertion of Electric Vehicles (EVs) in the mobility sector, motivated mainly by envi-ronmental and energy efficiency issues, is gradually increasing in recent years. Accelerating the predominance of EVs in the automotive industry has become a priority. One of the main obstacles to using this type of vehicle in larger proportions is its autonomy, which is still inferior to combustion vehicles. Therefore, this paper discusses an analysis of a hybrid model with a range extender applied to the Jeep Stark 4x4. This extender consists of an electric generator coupled with a combustion engine. It is responsible for recharging the batteries during use and reducing the number of batteries, consequently decreasing the vehicle’s cost and weight. Theoretical analyses based on motion resistance calcula-tions were made to evaluate the choice made by the manufacturer, with the support of numerical calculation software such as Octave; and 3D design software, such as CATIAand Fusion 360. To analyze the use of the extender, an algorithm was developed with three different driving cycles, both in pure electric mode and hybrid mode. The results obtained a lower autonomy from the Stark than the other EVs on the market. It sought solutions to increase autonomy, and a cost comparison was performed between the diesel and hybrid versions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Automotiva, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.