Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33521
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarolinaDaCostaLima_tcc.pdf1,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura do cancelamento digital : os casos de Bianca Andrade e Karol Conká no Big Brother Brasil
Autor(es): Lima, Carolina da Costa
Orientador(es): Machado, Fabíola Orlando Calazans
Assunto: Celebridades
Redes sociais on-line
Cancelamento digital
Data de apresentação: Set-2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: LIMA, Carolina da Costa. Cultura do cancelamento digital: os casos de Bianca Andrade e Karol Conká no Big Brother Brasil. 2022. 29 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O termo “cancelamento” passou a ser um instrumento usado para “punir” figuras públicas que cometiam erros. Apesar de a ação de se punir alguém existir há muitos anos, o movimento que marcou o início do cancelamento nas redes sociais foi o #MeToo, em2017. É neste contexto que surge a necessidade de se pesquisar a cultura do cancelamento digital. O presente artigo tem como objetivo compreender a razão social de tal atitude, bem como estudar os efeitos que o cancelamento na internet podem causar na vida do indivíduo que o sofreu. Por meio das redes sociais, indivíduos utilizam a sua voz para trazer visibilidade às atitudes, posicionamentos ou falas de celebridades, empresas e marcas que sejam considerados moralmente incorretos e repreensíveis. A partir das observações do Big Brother Brasil 2020 e 2021, a pergunta norteadora desta pesquisa é a seguinte: como se configurou o cancelamento digital das celebridades Bianca Andrade e Karol Conká e de que forma as impactou? Para melhor compreender esse fenômeno foi realizada pesquisa bibliográfica, e também foi aplicado um questionário em grupo específico para estudantes do curso de Direito de faculdades públicas e privadas do Distrito Federal, público-alvo desta pesquisa. Por fim, de acordo com os resultados da pesquisa, foi possível entender quais foram as principais motivações que levaram este público a cancelar na internet uma atitude/alguém e também o potencial de investigação acerca desta temática.
Abstract: The term “cancellation” became an instrument used to“punish”public figures who made mistakes. Although the action of“canceling”someone has existed for many years, the movement that marked the beginning of cancellation on social networks was #MeToo, in 2017. It is in this context that this research is urgently needed. This article aims to understand the social reason for such an attitude, as well as to study the effects that internet cancellation can cause in the life of the individual who suffered it. Through social networks, individuals use their voice to bring visibility to the attitudes, positions or statements of celebrities, companies and brands that are considered morally incorrect and reprehensible. Based on the observations of Big Brother Brasil 20 and 21, the guiding question of this research is: how was the digital cancellation of celebrities Bianca Andrade and Karol Conká configured and in what way did it impact them? To better understand this phenomenon, a bibliographic research was carried out, and for students of the federal environment course of Google Forms. end, according to the results of there search, according to the results of the research, it was agreed that it was possible to understand by this public to cancel the internet an attitude/someone.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.