Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33478
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DianaAparecidaPereiraMoreira_tcc.pdf676,86 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNascimento, Roselir de Oliveira-
dc.contributor.authorMoreira, Diana Aparecida Pereira-
dc.identifier.citationMOREIRA, Diana Aparecida Pereira. O trabalho de campo como recurso pedagógico no ensino de geografia na educação básica. 2022. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de campo é uma metodologia que engloba a observação do espaço a ser estudado, o registro de informações, o mapeamento, e a coleta de dados e materiais, por exemplo. Esta pesquisa se justificou em razão de considerar trabalho de campo como uma prática relevante para processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Geografia da Educação Básica do Distrito Federal (DF). O objetivo dessa pesquisa foi analisar a função do trabalho de campo como um recurso pedagógico no ensino de Geografia na Educação Básica nas escolas do DF. Essa pesquisa também buscou investigar se os professores de Geografia costumam realizar trabalho de campo com seus alunos e identificar a percepção desses professores sobre essa prática. Por meio da análise do formulário online, foi perceptível o entendimento de que apesar de algumas dificuldades, os professores consideram o trabalho de campo como um recurso pedagógico de extrema importância para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho de campopt_BR
dc.titleO trabalho de campo como recurso pedagógico no ensino de geografia na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T15:31:02Z-
dc.date.available2023-02-14T15:31:02Z-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33478-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Fieldwork is a methodology that encompasses the observation of the space to be studied, the recording of information, the mapping, and the collection of data and materials, for example. This research was justified because it considers fieldwork to be a relevant practice for the teaching-learning process of Geography students in Basic Education in the Federal District (DF). The objective of this research was to study the role of fieldwork as a pedagogical resource in the teaching of geography in basic education in the DF. This research also sought to investigate whether Geography teachers usually carry out fieldwork with their students and identify the perception of these teachers about this practice. Through the analysis of the online form, it was noticeable the understanding of some difficulties, teachers learned to study fieldwork as a teaching of extreme importance for the teaching process in Geography.pt_BR
Aparece na Coleção:Geografia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.