Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Matias, Raul Matheus Souza | - |
dc.identifier.citation | MATIAS, Raul Matheus Souza. Práticas docentes transformadoras na percepção de duas egressas de um curso de Ciências Naturais. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar da atual literatura indicar que o ensino de Ciências precisa proporcionar contextos para que o estudante possa se tornar ativo, transformador, crítico e autônomo, muitas vezes não é isso que observamos. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi observar as contribuições advindas do Ensino de Ciências na concepção de duas egressas do curso de licenciatura de Ciências Naturais da Universidade de Brasília. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foram realizadas entrevistas com duas egressas, os resultados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011) e elencou-se três categorias: 1. “Percepção de ensino transformador”, 2. O curso de Ciências Naturais e as contribuições para um ensino transformador” e 3. “Percepção e desenvolvimento de um ensino que contribui na vida dos estudantes”. Verificou-se que as contribuições do Ensino de Ciências podem ser desenvolvidas como uma aprendizagem humana, crítica, participativa, com diálogos e debates de temas discutidos em sala (próximas aos alunos). Portanto, para as duas professoras recém-formadas a interação no âmbito educacional, pelo diálogo e afetividade na relação do docente com o estudante, pode propiciar uma educação que possibilita uma transformação social e acrescenta além do aspecto intelectual, no sentido de vida dos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.title | Práticas docentes transformadoras na percepção de duas egressas de um curso de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T15:25:52Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T15:25:52Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33476 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|