Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RaquelNascimentoCunha_tcc.pdf181,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso do lodo de esgoto para recuperação de áreas degradadas : seus benefícios e desafios
Autor(es): Cunha, Raquel Nascimento
Orientador(es): Martins, Rosana de Carvalho Cristo
Assunto: Lodo residual
Áreas degradadas - recuperação
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Fev-2023
Referência: CUNHA, Raquel Nascimento. Uso do lodo de esgoto para recuperação de áreas degradadas: seus benefícios e desafios. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho se trata de uma revisão narrativa de literatura, que objetivou realizar um levantamento bibliográfico, através da busca no portal de periódicos da CAPES e no sítio Google Scholar, sobre o uso do lodo de esgoto, dando ênfase à recuperação de áreas degradadas. Os resultados encontrados na literatura, indicam que o lodo de esgoto é recomendado para melhorar os atributos físicos do solo, e os melhores achados foram observados nas camadas mais superficiais; sendo que, a depender do nível de degradação é preciso que haja reaplicações do mesmo para um melhor resultado. Trata-se então de uma solução viável para a melhor destinação do lodo, de forma a contribuir positivamente para o meio ambiente. Além disso, também se observa a necessidade do aumento de pesquisas sobre o tema, a fim de lograr a melhor utilização do produto, com políticas de incentivo que sejam adequadas.
Abstract: The present work is a narrative literature review, which aimed to carry out a bibliographic survey, through a search on the CAPES journals portal and on the Google Scholar website, on the use of sewage sludge, emphasizing the recovery of degraded areas. The results found in the literature indicate that sewage sludge is recommended to improve the physical attributes of the soil, and the best findings were observed in the more superficial layers; and, depending on the level of degradation, there must be reapplications of the same for a better result. It is then a viable solution for the best destination of the sludge, in order to contribute positively to the environment. In addition, there is also a need to increase research on the subject, in order to achieve the best use of the product, with appropriate incentive policies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.