Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Tiago Araújo Coelho de | - |
dc.contributor.author | Rojas, Gabriella Moreschi | - |
dc.identifier.citation | ROJAS, Gabriella Moreschi. Abordagens educativas em saúde bucal infantil: revisão integrativa. 2022. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cárie dentária afeta a qualidade de vida e o
desenvolvimento cognitivo da criança e seus efeitos se estendem
à família, comunidade e ao sistema de saúde. Os hábitos de
saúde precoces, como práticas alimentares e de higiene oral,
desempenham papel importante no binômio saúde-doença. Esta
revisão integrativa com o objetivo de sistematizar as abordagens
educativas em saúde bucal infantil, por todo o mundo, nos
últimos 10 anos. A construção da revisão se baseou na seguintes
etapas: a) identificação do tema (revisão Integrativa das
abordagens educativas em saúde bucal infantil); b) questão de
pesquisa (quais são as abordagens educativas em saúde bucal
infantil existentes atualmente no mundo?); c) utilização da
estratégia PICO para definição do termos da pesquisa; d)
Pesquisa eletrônica na base PubMed; e) organização dos
resultados da busca em tabela Excel; f) estabelecimento de
critérios de inclusão (abordagem educativa, faixa etária,
temporalidade, acesso/acessibilidade, disponibilidade do
instrumento); g) adoção de critérios de exclusão (ações clínicas
sem componentes educativos; público-alvo adulto; não produção
de um guia, protocolo ou manual de boas práticas; e a não
disponibilidade do instrumento); h) leitura de títulos e abstract; i)
avaliação do estudos incluídos; j) categorização dos achados; e
k) interpretação dos resultados. Por fim, os resultados desta
revisão mostram as diferentes formas de desenvolver cuidados
relacionados à cavidade bucal e ampliação e manutenção da
saúde no mundo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Odontologia preventiva | pt_BR |
dc.title | Abordagens educativas em saúde bucal infantil : revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T11:06:03Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14T11:06:03Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33441 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Tooth decay affects a child's growth, quality of life, and cognitive
development, and the effects extend to the family, community,
and healthcare system. Early behavioral health factors, such as
dietary and oral hygiene practices, play an important role in the
development of oral diseases, especially caries. This integrative
review aimed to systematize educational approaches in children's
oral health, throughout the world, in the last 10 years. The
construction of the review was based on the following steps: a)
identification of the theme (integrative review of educational
approaches in children's oral health); b) research question (what
are the educational approaches to child oral health that currently
exist in the world?); c) use of the PICO strategy to define the
search terms; d) Electronic search in the PubMed database; e)
organization of the search results in an Excel table; f)
establishment of inclusion criteria (educational approach, age
group, temporality, access/accessibility, instrument availability);
g) adoption of exclusion criteria (clinical actions without
educational components; adult target audience; non-production of
a guide, protocol or manual of good practices; and non-availability
of the instrument); h) reading of the titles and abstracts; i)
evaluation of included studies; j) categorization of findings; and k)
interpretation of results. Finally, the results of this review show
the different ways of developing care related to the oral cavity and
expanding and maintaining health in the world. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|