Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza | - |
dc.contributor.author | Souza, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lauanda Stephany Almeida Cavalcante de. Análise de vídeos do youtube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como intuito analisar vídeos da plataforma YouTube, sob o olhar da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que discorressem a respeito da temática de Fluidos Magnéticos (FM) ou, como são popularmente conhecidos, ferrofluidos, não obstante também quanto às nanopartículas que compõe os FM, visando assim a divulgação científica da temática e de suas diversas aplicações. Plataformas como esta são importantes, principalmente durante o período pandêmico atual da COVID-19, para a popularização de pesquisas e descobertas científicas. Além de demonstrarem como a tecnologia pode ser uma aliada no processo de ensinar ciências, destacando também a importância da experimentação para esse processo, tanto para os estudantes dos períodos regulares, quanto para a comunidade em geral, buscando modificar a ideia que a ciência só existe nas Universidades. Para tanto, foram feitas buscas na plataforma YouTube por vídeos que em seu título possuíssem as palavras “ferrofluidos” ou “fluidos magnéticos” e análises acerca da temática para entender o estado da arte da mesma e com a finalidade de encontrar possíveis equívocos conceituais nos vídeos. Infere-se que há carência de vídeos que contenham explicações completas e didáticas para que aconteça, de fato, a divulgação científica a respeito da temática e agreguem conhecimento dos espectadores, mostrando não somente a beleza dos fluidos, mas a sua funcionalidade. A partir dos equívocos encontrados, foi possível formular uma proposta de roteiro experimental para a aplicação em sala de aula, sejam elas presenciais ou virtuais, visando auxiliar o estudante na aprendizagem de conteúdos científicos e assim, dar o subsídio para que eles possam se interessar pela ciência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fluidos magnéticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Análise de vídeos do youtube a respeito da elaboração de fluidos magnéticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T15:30:29Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T15:30:29Z | - |
dc.date.submitted | 2022-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33420 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|