Título: | Ser diferente é legal : caminhos pedagógicos para a inclusão escolar |
Autor(es): | Araujo, Adriana Souza Nascimento de |
Orientador(es): | Nunes, Alia Maria Barrios González |
Assunto: | Educação inclusiva Educação e diversidade Professores de educação especial |
Data de apresentação: | 16-Abr-2011 |
Data de publicação: | 19-Abr-2012 |
Referência: | ARAUJO, Adriana Souza Nascimento de. Ser diferente é legal: caminhos pedagógicos para a inclusão escolar. 2011. ix, 57 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A pesquisa pretende possibilitar reflexões no contexto escolar, no que se refere à inclusão escolar. Desse modo, o trabalho visa responder ao seguinte questionamento: que caminhos pedagógicos devemos percorrer para promover o respeito às diferenças e a maneira de ser de cada um, aceitando o outro com suas limitações e potencialidades? A busca por esta solução se dará a partir da análise das contribuições do ambiente escolar no que diz respeito à diversidade humana. Por fim, o que se espera é que a inclusão escolar permita a interação de todos os agentes do processo educativo, como reconhecedores de uma legislação que norteia a práxis pedagógica em prol da inclusão. Culminando, com isso, na mudança de princípios e valores, para que a instituição de ensino seja, de fato, um espaço inclusivo. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3342 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|