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Título: Um olhar multiprofissional para a família do aluno com necessidades especiais de aprendizagem (ANEE)
Autor(es): Aguiar, Fábio Alves de
Orientador(es): Mieto, Gabriela Sousa de Melo
Assunto: Educação especial
Crianças deficientes - educação
Lar e escola
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: AGUIAR, Fábio Alves de. Um olhar multiprofissional para a família do Aluno com Necessidades Especiais de Aprendizagem (ANEE). 2011. 78 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo de caso surge das motivações em compreender a relação da família com suas crianças especiais e tem como objetivo identificar e discutir concepções de familiares e professores sobre a abordagem multiprofissional à família da pessoa com deficiência. Para tanto buscou através da pesquisa qualitativa, compreender os fatores influenciadores das dificuldades de abordagem da criança deficiente no seu contexto familiar, e a relação colaborativa entre profissionais de educação e a família desta criança. O processo de coleta de informações deu – se através de uma entrevista semi estruturada, aplicada a duas professoras e à mãe de uma criança com deficiência intelectual, convertendo as vivências e experiências dos entrevistados em objetos de análise para que pudessem ser confrontados com as teorias evidenciadas no referencial teórico. Podemos destacar como sendo os principais resultados: a divergência de opiniões quanto à conduta do profissional de saúde, ao dar ao familiar a notícia da deficiência de seu respectivo filho; a fase de readaptação familiar, como sendo traumática, gerando desestruturação familiar; a falta de integração entre os profissionais que assistem a criança deficiente e seus familiares, havendo falhas na formação da rede social de apoio; a concordância da essencialidade da parceria colaborativa entre profissionais e família em prol do desenvolvimento humano da criança deficiente. Concluiu-se que deve haver um processo estratégico mais integralizado e dinâmico entre os profissionais que atuam junto a criança com deficiência, atuando em todas as fases do binômio família/ANEE (noticia, aceitação, remodelamento familiar, estimulação precoce, desenvolvimento escolar e social). A parceira colaborativa precisa ser mais eficaz com o aumento de suas relações, a exemplo do que é preconizado para o funcionamento do Programa de Estimulação Precoce no Distrito Federal.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3340
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