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dc.contributor.advisorSantana, Raquel Soares de-
dc.contributor.authorTomaz, Karen Michelle Fraga-
dc.identifier.citationTOMAZ, Karen Michelle Fraga. Os desafios e as possibilidades presentes nas situações de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades educacionais especiais e as expectativas dos professores em relação ao processo de formação continuada. 2011. ix, 49 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractNo contexto atual da Educação, tem-se o princípio da inclusão como parte de um processo democrático do ensino. Neste cenário, destaca-se a Educação Infantil a partir de uma Educação Inclusiva como meio de desenvolvimento e formação social do indivíduo. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é de analisar os aspectos da inclusão de alunos com necessidades especiais na Educação Infantil, com ênfase na formação de professores. Por meio de uma investigação qualitativa com caráter interpretativo-construtivo de um Centro Municipal de Educação Infantil em Vitória-ES e através de entrevistas aos profissionais da Educação, foi possível alcançar resultados que indicam que o processo de inclusão ainda é lento e complexo, destacando que um dos grandes desafios não é somente em garantir o acesso dos ANEE, mas sim sua permanência nesse nível de educação escolar, bem como se faz necessária uma formação continuada que seja realmente reconhecida como parte de um apoio no contexto escolar para o processo de inclusão. Em síntese, os achados desta pesquisa permitem concluir que o professor somente poderá construir práticas pedagógicas inclusivas se no interior da escola houver um apoio especializado e recursos especializados voltados ao processo de construção e interação do conhecimento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação especialen
dc.subject.keywordLar e escolaen
dc.subject.keywordCrianças deficientes - educaçãoen
dc.subject.keywordFamíliaen
dc.titleOs desafios e as possibilidades presentes nas situações de ensino-aprendizagem com alunos com necessidades educacionais especiais e as expectativas dos professores em relação ao processo de formação continuadaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-04-19T12:06:36Z-
dc.date.available2012-04-19T12:06:36Z-
dc.date.issued2012-04-19T12:06:36Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3338-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3338pt_BR
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