Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33387
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HauniTupinambaMonteiro_tcc.pdf398,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de polímeros hidrorretentores na germinação de sementes e no estabelecimento de mudas de espécies comerciais
Autor(es): Monteiro, Hauni Tupinambá
Orientador(es): Souza, Anderson Marcos de
Assunto: Hidrogel
Germinação
Mudas
Sementes - germinação
Data de apresentação: Mar-2022
Data de publicação: 10-Fev-2023
Referência: MONTEIRO, Hauni Tupinambá. Uso de polímeros hidrorretentores na germinação de sementes e no estabelecimento de mudas de espécies comerciais. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Florestal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico do uso de hidrogel para germinação de sementes de espécies comerciais e estabelecimento de plântulas nativas e exóticas em condições de laboratório. Os polímeros hidroretentores ou hidrogéis possuem a capacidade de armazenar uma significativa quantidade de água, permitindo a sua liberação de forma uniforme e contínua, o que pode contribuir significativamente para a manutenção hídrica durante os processos de germinação e de estabelecimento da plântula em condição de laboratório. O hidrogel tem sido estudado como aliado para o desenvolvimento de novos protocolos de germinação buscando a otimização do processo de germinação, pela manutenção da hidroscopicidade do ambiente onde as sementes se encontram, pela garantia da entrada de água nas sementes e por acelerar o processo. É importante salientar que foram relatados efeitos benéficos dos hidrogéis no que diz respeito ao aumento da retenção de água no substrato, à redução da lixiviação de nutrientes, à melhoria na capacidade de troca catiônica (CTC) e à maior disponibilidade de água. Apesar de a maioria dos trabalhos evidenciar as propriedades dos hidrogéis como condicionadores de substratos, são poucos os estudos que comprovam sua capacidade de condicionar a germinação de sementes e o estabelecimento de plântulas em espécies arbóreas.
Abstract: This work aimed to carry out a bibliographic survey of the use of hydrogel for germination of seeds of commercial species and establishment of native and exotic seedlings under laboratory conditions. The hydrophilic polymers or hydrogels have the ability to store a significant amount of water, allowing its release in a uniform and continuous way, which can significantly contribute to water maintenance during germination and seedling establishment in laboratory conditions. Hydrogel has been studied as an ally for the development of new germination protocols in the search for the optimization of the germination process, the maintenance of the hydroscopicity of the environment where the seeds are located, the guarantee of seeds hydration and for accelerating the germination process. It is important to note that beneficial effects of hydrogels have been reported in terms of increasing water retention in the substrate, reducing nutrient leaching, improving cation exchange capacity (CEC) and increasing water availability. Although most studies show the properties of hydrogels as substrate conditioners, there are still few studies that prove hydrogels’ ability to condition seed germination and tree seedling establishment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.