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dc.contributor.advisorMedina, Alice Maria Corrêa-
dc.contributor.authorNeves, Ariane Damasceno-
dc.identifier.citationNEVES, Ariane Damasceno. As atividades lúdicas e as brincadeiras como estratégias pedagógicas na infância e o contexto familiar durante a pandemia. 2022. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDiante da nova realidade proposta para todo o mundo em 2020 com a disseminação da COVID – 19 e seu auto índice de contaminação, o isolamento social não foi uma escolha e sim uma necessidade. Neste contexto as atividades, na Educação Infantil passaram a ser realizadas por meio do ensino remoto, produzindo impactos no contexto escolar sendo um grande desafio para as crianças, responsáveis legais e principalmente para os professores. O objetivo desse trabalho foi entender e pesquisar sobre as atividades lúdicas e brincadeiras realizadas pelas crianças, durante a pandemia da COVID – 19, conhecer as dificuldades no planejamento escolar, identificar as propostas de atividades corporais sugeridas pelas instituições educacionais direcionadas ao contexto familiar, durante o isolamento social, discutir as consequências da pandemia no contexto da educação infantil e identificar possíveis situações e dificuldades familiares e infantis, relacionadas às atividades lúdicas, durante a pandemia. A pesquisa foi realizada com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, a metodologia aplicada foi por meio de leitura e análises dos documentos referentes a pandemia. A conclusão extraída dos estudos bibliográficos utilizados foi que a pandemia afeta e deixará uma marca na trajetória da educação infantil, uma vez que o uso da educação emergencial foi realizado sem as condições materiais necessários e sem levar em conta a desigualdade que existe no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.titleAs atividades lúdicas e as brincadeiras como estratégias pedagógicas na infância e o contexto familiar durante a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T12:14:42Z-
dc.date.available2023-02-10T12:14:42Z-
dc.date.submitted2022-09-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33382-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Faced with the new reality proposed for the whole world in 2020 with the spread of COVID-19 and its self-contamination index, social isolation was not a choice but a necessity. In this context, activities in Early Childhood Education began to be carried out through remote teaching, producing impacts in the school context, being a great challenge for children, legal guardians and especially for teachers. The objective of this work was to understand and research about the recreational activities and games carried out by children during the COVID-19 pandemic, to know the difficulties in school planning, to identify the proposals for body activities suggested by educational institutions aimed at the family context, during the social isolation, discuss the consequences of the pandemic in the context of early childhood education and identify possible family and child situations and difficulties, related to recreational activities, during the pandemic. The research was carried out based on a bibliographic and documentary research, the methodology applied was through reading and analysis of documents referring to the pandemic. The conclusion drawn from the bibliographic studies used was that the pandemic affects and will leave a mark on the trajectory of early childhood education, since the use of emergency education was carried out without the necessary material conditions and without taking into account the inequality that exists in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



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