Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33381
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucianaBarretoAvianiRibeiro_tcc.pdf7,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenho infantil : uma revisão de literatura da língua espanhola
Autor(es): Ribeiro, Luciana Barreto Aviani
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Desenho infantil
Criatividade nas crianças
Língua espanhola
Data de apresentação: 6-Set-2022
Data de publicação: 10-Fev-2023
Referência: RIBEIRO, Luciana Barreto Aviani. Desenho infantil: uma revisão de literatura da língua espanhola. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo trará contribuições para compreender o grafismo infantil, a expressividade e o simbolismo das crianças por meio de seus desenhos. Esta pesquisa é uma abordagem qualitativa por meio de uma revisão de literatura sobre o desenho infantil em língua espanhola, sendo realizada com base em teses, dissertações, livros e capítulos de livros. O banco de dados utilizado foi o aplicativo Academia.edu, SciELO e a biblioteca da Universidade de Toronto. Este trabalho tem como objetivo examinar a literatura sobre desenho infantil produzida em língua espanhola, focando nas fases do grafismo infantil e nos critérios para interpretação de desenho. Em adição foi desenvolvida a uma análise da coleção de desenhos infantis do Grupo Imagem. Foram usadas as categorias de classificação desta coleção, ou seja, “Brincadeiras”, “Imagem corporal”, “Instituições e espaços formativos”, "Mídias", “Educação Física” e “Meu cotidiano”, para realizar uma análise e comparação entre os desenhos da coleção e a literatura em língua espanhola. Verificou-se que os autores que abordam o mesmo tema identificam diferenças nessas fases, conforme o desenvolvimento infantil. Assim, foi possível comparar com o acervo de desenho infantil do grupo Imagem e essas fases do grafismo. Por fim, foram consideradas as relações entre desenho e educação de crianças. Nesse sentido, cada criança tem uma diferença individual, pois o nível de desenvolvimento é observado em seus desenhos pela quantidade de detalhes e informações que a criança fornece acerca daquilo que representa. Não existe desenho certo ou errado. Cada desenho mostra uma expressão, tem sua própria característica, ou uma emoção. Devido a esse fato, é importante ter profissionais preparados para a interpretação do grafismo dos alunos na escola e, assim, ajudá-los no seu desenvolvimento.
Abstract: The present study will bring contributions to understand children's graphics, expressiveness and symbolism of children through their drawings. This research is a qualitative approach through a literature review on children's drawing in Spanish, based on theses, dissertations, books and book chapters. The database used was Academia.edu, SciELO and the University of Toronto library. This work aims to examine the literature on children's drawing produced in Spanish, focusing on the phases of children's graphics and the criteria for drawing interpretation. In addition, an analysis of the collection of children's drawings of Grupo Imagem was developed. The classification categories of this collection were used, that is, “Jokes”, “Body image”, “Institutions and training spaces”, “Media”, “Physical Education” and “My daily life”, to carry out an analysis and comparison between the drawings from the collection and literature in Spanish. It was verified that the authors that approach the same theme identify differences in these phases, according to the child's development. Thus, it was possible to compare with the children's drawing collection of the Imagem group and these graphic phases. Finally, the relationships between drawing and children's education were considered. In this sense, each child has an individual difference, as the level of development is observed in their drawings by the amount of detail and information that the child provides about what they represent. There is no right or wrong design. Each drawing shows an expression, has its own characteristic, or an emotion. Due to this fact, it is important to have professionals prepared to interpret the graphics of students at school and, thus, help them in their development..
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.