Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Cláudia da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Júlia Esther Queiroz | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Júlia Esther Queiroz. A representação de Brasília na obra juvenil Clarice do autor Roger Mello. 2021. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | o artigo discorre sobre a obra juvenil Clarice (2018), narrativa que se passa na ditadura militar em Brasília, por isso o estudo procura saber de que forma tal composição representa a capital. Seu objetivo geral é identificar quais meios o autor se utilizou para representar Brasília. Já os objetivos específicos consistem em analisar a linguagem, a temática e os elementos lúdicos dessa obra e entender como a capital foi apresentada mediante os aspectos mencionados. O referencial teórico foi embasado nos seguintes autores: Lígia Cademartori (2010), Cecília Meireles (1979), Marisa Lajolo (2000), Peter Hunt (2010), Regina Zilberman (2004), Lúcia Maria Barros (2019) e Fernando Azevedo (2019). A metodologia foi desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, documental e analisando o livro Clarice (2018), refletindo as particularidades dele. Os resultados mostram que a obra representou bem nossa cidade durante o período de ditadura, atendendo as características da literatura infantojuvenil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem literária | pt_BR |
dc.title | A representação de Brasília na obra juvenil Clarice do autor Roger Mello | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T14:15:25Z | - |
dc.date.available | 2023-02-09T14:15:25Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33366 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | the article discusses the youth work Clarice (2018), a narrative that takes place during the military dictatorship in Brazilia, so the study seeks to know how this composition represents the capital. Its general objective is to identify which means the author used to represent Brazilia. The specific objectives are to analyze the language, the theme and the playful elements of this work and understand how the capital was presented through the aspects mentioned. The theoretical framework was based on the following authors: Lígia Cademartori (2010), Cecília Meireles (1979), Marisa Lajolo (2000), Peter Hunt (2010), Regina Zilberman (2004), Lúcia Maria Barros (2019) and Fernando Azevedo (2019). The methodology was developed based on bibliographic, documentary research and analyzing the book Clarice (2018), reflecting its particularities. The results show that the work represented our city well during the period of dictatorship, meeting the characteristics of children's literature. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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