Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiuliaClaudiaFariasDoVale_tcc.pdf765,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gramática e ensino da língua : considerações sobre a tradição gramatical e sobre a teoria de base gerativista
Autor(es): Vale, Giulia Cláudia Farias do
Orientador(es): Jorge, Lurdes Teresa Lopes
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Gramática gerativa
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 9-Fev-2023
Referência: VALE, Giulia Cláudia Farias do. Gramática e ensino da língua: considerações sobre a tradição gramatical e sobre a teoria de base gerativista. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os estudos linguísticos têm avançado a cada dia que passa no que se refere à educação e principalmente à formação de professores, tendo em vista que o ensino de gramática muitas vezes ainda acontece com base na perspectiva tradicional da língua. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as características do gerativismo como opção de compreensão de gramática, língua e linguagem, no ensino de língua portuguesa. O objetivo geral deste estudo é observar o funcionamento da gramática gerativa como influência para o ensino da língua portuguesa, e os objetivos específicos se resumem em: analisar o método gerativista como forma de mediar o ensino de língua portuguesa, entender o método gerativista e, por fim, contribuir para o ensino de língua portuguesa na perspectiva gerativista. Além disso, a presente pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: De que forma o ensino gerativista contribui para uma nova perspectiva a respeito do ensino de língua portuguesa? O estudo visa ‘contribuir’ para que questionamentos sobre as práticas de ensino com base na perspectiva teórica gerativista possam ser adotados por professores de língua portuguesa em sala de aula.
Abstract: Linguistic studies have advanced with each passing day with regard to education and especially teacher training, considering that the teaching of grammar often still takes place based on the traditional perspective of the language. Thus, the present work aims to present the characteristics of generativeism as an option for understanding grammar, language and language in Portuguese language teaching. The general objective of this study is to observe the functioning of generative grammar as an influence on the teaching of the Portuguese language, and the specific objectives are summarized as: analyzing the generative method as a way to mediate the teaching of Portuguese language, understanding the generative method and, by and finally, to contribute to the teaching of Portuguese language from a generative perspective. Furthermore, this research aims to answer the following question: How does generative teaching contribute to a new perspective on Portuguese language teaching? The study aims to 'contribute' so that questions about teaching practices based on the generative theoretical perspective can be adopted by Portuguese language teachers in the classroom.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.