Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mieto, Gabriela Sousa de Melo | - |
dc.contributor.author | Caixeta, Marinete Teles | - |
dc.identifier.citation | CAIXETA, Marinete Teles. Temporalidade: direito velado dentro do bloco inicial de alfabetização? 2011. 57 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O principal objetivo do presente trabalho foi analisar e compreender como tem sido entendido e respeitado o processo avaliativo na inclusão de alunos com necessidades especiais inseridos no Bloco Inicial de Alfabetização. O tema central do trabalho é a temporalidade, adequação curricular defendida por muito tempo pelo Ministério da Educação. Com um enfoque da pesquisa qualitativa, foi utilizada como procedimento de investigação, uma entrevista com diferentes profissionais da área de educação cujos relatos indicaram completo apoio ao processo de inclusão, apesar do preconceito, da insegurança e da falta de conhecimento de muitos profissionais da área. A temporalidade é vista como um recurso legal, uma adaptação necessária que visa respeitar a individualidade de cada um. Constatamos que há um reconhecimento favorável à implantação do Bloco Inicial de Alfabetização, porém algumas discordâncias no tocante a progressão continuada principalmente para os alunos com necessidades especiais. Todos foram unânimes na declaração de que estes educandos necessitam de uma avaliação e promoção diferenciada, uma vez que aprendem também em tempo e forma diferenciados. Detectamos, através de documentos, que não cabe ao Sistema de Ensino a decisão pela retenção ou promoção destes alunos, e sim um consenso entre escola, família e aluno, uma vez que estes são os maiores interessados pelo desenvolvimento humano do aprendiz. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | en |
dc.subject.keyword | Estudantes com necessidades educativas especiais | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | en |
dc.subject.keyword | Alfabetização | en |
dc.title | Temporalidade : direito velado dentro do bloco inicial de alfabetização? | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-04-19T11:47:57Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19T11:47:57Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-19T11:47:57Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-15 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3335 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.3335 | - |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|