Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NadylaLopesDeAndrade_tcc.pdf925,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da abordagem dos pronomes na gramática didática escolar dos anos finais : a questão da norma e dos usos linguísticos
Autor(es): Andrade, Nádyla Lopes de
Orientador(es): Salles, Heloisa Maria Moreira Lima de Almeida
Assunto: Português do Brasil
Língua portuguesa - gramática
Gramática pedagógica
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 9-Fev-2023
Referência: ANDRADE, Nádyla Lopes de. Estudo da abordagem dos pronomes na gramática didática escolar dos anos finais: a questão da norma e dos usos linguísticos. 2021. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diversos estudos sobre o português brasileiro surgidos nas últimas décadas demonstram as transformações na língua portuguesa no que tange à perda dos clíticos e à ocorrência de sujeito nulo. Observa-se uma diferença entre o português falado e o português escrito, este último baseado na norma padrão transmitida pela Gramática Tradicional (GT), o que implica uma dificuldade no ensino e na aprendizagem no contexto escolar. O presente estudo investiga a abordagem dos pronomes átonos em gramáticas didáticas do Ensino Fundamental e os usos linguísticos do português brasileiro. A análise da gramática didática se dá a partir dos princípios da Aprendizagem Ativa. Por fim, é apresentada uma proposta didática com objetivo de contribuir para a reflexão sobre o ensino dos pronomes átonos na esfera escolar.
Resumén: Diversos estudios sobre el portugués brasileño surgidos en las últimas décadas demuestran las transformaciones en la lengua portuguesa a respecto a la pérdida de clíticos y a la ocurrencia de sujeto nulo. Hay una diferencia entre el portugués hablado y el portugués escrito, este último basado en el estándar transmitido por la Gramática Tradicional (GT), lo que implica una dificultad en la enseñanza y en el aprendizaje en el contexto escolar. Este estudio investiga el abordaje de los pronombres átonos en las gramáticas didácticas de la Escuela Primaria y los usos lingüísticos del portugués brasileño. El análisis de la gramática didáctica se basa en los principios del Aprendizaje Activo. Finalmente, se presenta una propuesta didáctica con el objetivo de contribuir para la reflexión de la enseñanza de los pronombres átonos en el ámbito escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.