Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisGustavoRibeiroDosSantos_tcc.pdf698,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Assistência de enfermagem em uropediatria : revisão de escopo
Autor(es): Santos, Luis Gustavo Ribeiro dos
Orientador(es): Martins, Gisele
Assunto: Enfermagem
Crianças
Urologia
Estomaterapia
Data de apresentação: 12-Set-2022
Data de publicação: 8-Fev-2023
Referência: SANTOS, Luis Gustavo Ribeiro dos. Assistência de enfermagem em uropediatria: revisão de escopo. 2022. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Objetivo: Mapear evidências científicas nacionais e internacionais sobre a assistência de enfermagem na uropediatria. Método: Revisão de escopo realizada conforme recomendações Joanna Briggs Institute (JBI), Manual for Evidence Synthesis nas bases CINAHL, LILACS, Scopus, BVS, Web of Science e Embase. Resultados: A amostra final foi composta por 14 estudos. Evidenciou-se atuação de enfermeiros nos âmbitos assistenciais clínicos, cirúrgicos, gerenciais e administrativos. Em práticas assistenciais clínicas, destacou-se as consultas de enfermagem, cateterismo urinário, monitoramento de saúde, manejo de ansiedade e estresse, autocuidado em saúde e modificação comportamental em saúde. Em relação à assistência cirúrgica, foram identificadas as práticas de circuncisão, anestesia, manejo de curativos, drenos e suturas. Nas ações gerenciais e administrativas, evidenciou-se a implantação de serviços de urologia pediátrica especializados, admissão e alta de pacientes e intervenções intersetoriais. Conclusão: Os enfermeiros têm atuado solidamente na prevenção e tratamento de condições e agravos urológicos e intestinais associados, promoção, recuperação e reabilitação da saúde urológica e intestinal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.