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dc.contributor.advisorMoura, Leides Barroso de Azevedo-
dc.contributor.authorLandim, Jessica de Souza Paes-
dc.identifier.citationLANDIM, Jessica de Souza Paes. Mobilidade urbana da pessoa idosa no Brasil : revisão integrativa. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O direito de ir e vir é garantido na constituição brasileira e a acessibilidade aos equipamentos urbanos faz parte da garantia do direito à mobilidade de pessoas idosas na cidade. Objetivo: A pesquisa objetiva descrever as categorias temáticas que têm sido abordadas na produção acadêmica da literatura brasileira acerca da mobilidade urbana da pessoa idosa. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa de literatura realizada no período de setembro de 2019 até março de 2020, nas bases de dados da Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed/Medline, Scopus e Web of Science, Scielo. Resultados: Foram identificadas seis categorias temáticas: acessibilidade, capacidade funcional, envelhecimento ativo e participativo, inclusão social, infraestrutura urbana, participação social. Predominância de publicação no ano de 2016. Conclusão: Evidencia-se a existência de obstáculos que a pessoa idosa brasileira enfrenta para exercer seu direito à mobilidade urbana, bem como a escassez de políticas públicas e de ações sociais que promovam o direito à cidade. Nos domínios Espaços abertos e prédios, Transporte, Moradia, Respeito e inclusão social, do Guia Global Cidade Amiga do Idoso (2008), as cidades brasileiras não cumprem o que é proposto, entretanto nos domínios Participação social, Participação cívica e emprego, Comunicação e informação, e Apoio comunitário e serviços de saúde, há o cumprimento, ainda que existam aspectos a serem aprimorados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdosospt_BR
dc.subject.keywordCidades e vilaspt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordAgeísmopt_BR
dc.titleMobilidade urbana da pessoa idosa no Brasil : revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T13:41:15Z-
dc.date.available2023-02-08T13:41:15Z-
dc.date.submitted2022-09-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33346-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The right to come and go is guaranteed in the Brazilian constitution and the accessibility to urban equipment is part of the guarantee of the right to mobility of the older people in the city. Objective: This research aims to describe the thematic categories that have been addressed in the academic production of Brazilian literature on the urban mobility of the older people. Methodology: This is an integrative literature review carried out from September 2019 to March 2020 in the databases of Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS), PubMed/Medline, Scopus and Web of Science, Scielo. Results: Six thematic categories were identified: accessibility, functional capacity, active and participatory aging, social inclusion, urban infrastructure, and social participation. Predominance of publication in the year 2016. Conclusion: The existence of obstacles faced by Brazilian older person to exercise their right to urban mobility is evident, as well as the lack of public policies and social actions that promote the right to the city. In the domains Open spaces and buildings, Transportation, Housing, Respect and social inclusion, of the Global Guide to the Age-Friendly City (2008), Brazilian cities do not comply with what is proposed, however, in the domains Social participation, Civic participation and employment, Communication and information, and Community support and health services, there is compliance, although there are aspects to be improved.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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