Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Neri, Monique de Araújo Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | NERI, Monique de Araújo Rodrigues. Educação ambiental: o Projeto Calangarte como metodologia de ensino. 2021. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo contribuir na formação de sujeitos multiplicadores de ações e saberes sustentáveis, através do relato de experiência no projeto de extensão CalangArte –Ateliê de Artes Livre, Economia Solidária e Ondas Comunitárias, da Faculdade UnB Planaltina/DF. Fundamentado também, em uma revisão bibliográfica, o desenrolar do texto torna possível o entendimento do sujeito como parte da natureza, fator determinante no ensino e aprendizado da Educação Ambiental; como se dá o processo de ensino-aprendizagem e os métodos e metodologias de ensino existente; além das principais contribuições de Paulo Freire na formação do sujeito político, social e ambientalmente consciente. O relato também esta enriquecido por alguns registros fotográficos feitos ao longo dessa caminhada. Por fim, fica a reflexão sobre a forma como estamos empenhados em ensinar ou aprender, a influência do meio ambiente na vida humana e os impactos do homem na natureza, sobretudo no contexto social em que vivemos. É importante despertar para as questões ambientais ao mesmo tempo em que se repensa o processo educativo, pois a educação pode –e deve -ser transformadora, emancipatória e facilitadora da autonomia do sujeito. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental : o Projeto Calangarte como metodologia de ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T15:27:27Z | - |
dc.date.available | 2023-02-07T15:27:27Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33340 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to contribute to the formation of subjects that multiply sustainable actions and knowledge, through the report of experience in the extension project CalangArte -Atelier of Free Arts, Solidarity Economy and Community Waves, from Faculdade UnB Planaltina / DF. Also based on a bibliographic review, the course of the text makes it possible to understand the subject as part of nature, a determining factor in the teaching and learning of Environmental Education; how the teaching-learning process takes place and the existing teaching methods and methodologies; in addition to the main contributions of Paulo Freire in the formation of the political, social and environmentally conscious subject. The report is also enriched by some photographic records made during this journey. Finally, there is the reflection on how we are committed to teaching or learning, the influence of the environment on human life and the impacts of man on nature, especially in the social context in which we live. It is important to wake up to environmental issues while rethinking the educational process, as education can -and should -be transformative, emancipatory and facilitating the subject's autonomy | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|