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Título: O ensino de Ciências e a temática drogas no contexto do ensino fundamental em Planaltina-DF : uma proposta interdisciplinar
Autor(es): Aguiar, Mário Sérgio Pereira de
Orientador(es): Silva, Thatianny Alves de Lima
Coorientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Drogas - abuso
Juventude - uso de drogas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 7-Fev-2023
Referência: AGUIAR, Mário Sérgio Pereira de. O ensino de Ciências e a temática drogas no contexto do ensino fundamental em Planaltina-DF: uma proposta interdisciplinar. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021.
Resumo: Esta pesquisa considera a relevância de se questionar e problematizar o ensino da temática drogas, especialmente no que tange o Ensino de Ciências. A pouca presença de espaços que promovam debates, com o intuito de instigar a compreensão da complexidade do tema das drogas, tende a reforçar estereótipos sociais que ampliam as marginalizações no Brasil. Neste trabalho, avalio como é importante refletir e propor estratégias que considerem os contextos dos estudantes de escolas de Ensino Fundamental (EF) da rede pública de ensino em Planaltina-DF. Considero ainda relevante destacar que é a juventude negra que, infelizmente, alcança o topo nas estatísticas de homicídios e encarceramento, a abordagem de conteúdos dentro da sala de aula, incluindo aqui a temática drogas, precisa incluir a questão racial. A estrutura do racismo que mobiliza os contextos sociais afetam sobremaneira os jovens negros, desta maneira é importante que a educação formal considere a questão racial e incorpore em sua estrutura e abordagem as percepções e análises a partir de uma perspectiva racializada. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta interdisciplinar para abordar a temática drogas de modo a envolver o componente curricular Ciências e outros componentes curriculares. Nesta pesquisa, a compreensão de interdisciplinaridade está relacionada ao novo princípio de reorganização das disciplinas científicas, assim como as reformulações das estruturas pedagógicas de seu ensino. Portanto vê-se a necessidade em se abordar o tema do ensino sobre drogas desde os anos finais do EF, relacionando-o a questões que possibilitem a apropriação de conhecimentos científicos relacionados às Ciências Naturais e outras dimensões do conhecimento científico, evidenciando o caráter histórico e sociocultural, não se restringindo aos conceitos químicos ou biológicos. Portanto, desta maneira, busco encontrar caminhos para compreender as realidades de algumas escolas públicas em Planaltina, no Distrito Federal, evidenciando a importância de um ensino que considere o contexto discente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021.
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