Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/33331
Título: | Valorização de saberes indígenas e afro-brasileiros em perspectiva etnomatemática : uma proposta de ensino no contexto da matemática em Flores de Goiás-GO |
Autor(es): | Ribeiro, Leslie Graziele Soares |
Orientador(es): | Ferreira, Rogério |
Assunto: | Etnomatemática Matemática - estudo e ensino Indígenas Quilombos |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 7-Fev-2023 |
Referência: | RIBEIRO, Leslie Graziele Soares. Valorização de saberes indígenas e afro-brasileiros em perspectiva etnomatemática: uma proposta de ensino no contexto da matemática em Flores de Goiás-GO. 2021. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina - DF, 2021. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso enfoca a Lei nº 11.645/2008 e sua implementação que trata da obrigatoriedade do ensino da História e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o currículo escolar. A abordagem teórica do trabalho se baseia principalmente em três textos: i) Culturas indígenas e afro-brasileiras nas aulas de matemática da educação básica: uma abordagem etnomatemática (Trabalho de Conclusão de Curso escrito por Ana Paula Azevedo Moura e Luiz Fernando Ferreira Machado); ii)A influência da Cultura Local no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática numa Comunidade Quilombola(artigo escrito por Jailson Gomes dos Santos e Jonson Ney Dias da Silva); iii)A experiência etnográfica: sobre habitar e ser habitado pelo mundo Apyãwa (artigo escrito por João Severino Filho). Nestes textos de referência, os autores apresentam pesquisas em territórios quilombolas e indígenas, tendo como objetivo abordar o ensino da matemática no contexto da efetivação da referida lei. Além disso, buscam problematizara realidade da história e cultura desses povos em perspectiva Etnomatemática. Com base nesses referenciais e na realidade de Flores de Goiás-GO, cidade fortemente influenciada por tradições quilombolas e indígenas, foi elaborado um planejamento pedagógico voltado ao ensino da matemática na Educação básica. Trata-se de uma ação necessária a inserção de conteúdos e debates relacionados aos conhecimentos dos povos afro-brasileiros, africanos e indígenas no currículo de matemática, com o objetivo de conhecer e valorizar suas histórias, conhecimentos e culturas, percebendo o porquê de esses povos até hoje sofrerem com processos de desigualdade no território brasileiro. É preciso romper com o ensino tradicional e bancário que submete os estudantes a ter pouco conhecimento sobre suas próprias histórias de vida. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina (FUP), 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Matemática
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.