Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3333
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CleoniceBicudodaRochaFerreira.pdf367,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atendimento educacional especializado para pessoas com surdez
Autor(es): Ferreira, Cleonice Bicudo da Rocha
Orientador(es): Rodrigues, Fátima Lucília Vidal
Assunto: Educação inclusiva
Surdos - educação
Educação especial
Surdos - aquisição da segunda língua
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 19-Abr-2012
Referência: FERREIRA, Cleonice Bicudo da Rocha. Atendimento educacional especializado para pessoas com surdez. 2011. 66 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: Esta monografia traz reflexões sobre a educação especial, a formação escolar de alunos com surdez, o seu desenvolvimento na comunicação e o atendimento educacional especializado nos três momentos didático-pedagógicos. A existência de uma concepção pós-moderna marca mais um momento histórico, onde a pessoa com surdez é vista como ser humano descentrado, biopsicosocial, cognitivo, lingüístico emocional e cultural, não mais sendo reduzida a visão do chamado “mundo surdo”, como se a surdez fosse uma enfermidade a ser curada. Neste contexto, a Educação Especial, na perspectiva inclusiva, com o serviço complementar do Atendimento Educacional Especializado na escola/classe comum, oferece novas possibilidades para as pessoas com surdez, em que a Libras e a Língua Portuguesa escrita são línguas de comunicação e instrução, a sala de aula e a sala de recursos multifuncionais são locais que promovem a interação e o desenvolvimento acadêmico do aluno.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons