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https://bdm.unb.br/handle/10483/33328
Título: | Sugestões de melhorias para estudos de impacto ambiental |
Autor(es): | Peixoto, Lenilma Martins |
Orientador(es): | Almeida, Alexandre Nascimento de |
Assunto: | Impacto ambiental - avaliação Meio ambiente |
Data de apresentação: | 5-Nov-2021 |
Data de publicação: | 6-Fev-2023 |
Referência: | PEIXOTO, Lenilma Martins. Sugestões de melhorias para estudos de impacto ambiental. 2021. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Em 1981,foi estabelecida pela Política Nacional do Meio Ambiente a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)que é um instrumento essencial para prever os possíveis danos socioambientais de um determinado empreendimento por meio dos Estudos de Impactos Ambientais (EIAs).No entanto, esses estudos têm apresentado falhas, conforme abordado por diversos pesquisadores de diferentes áreas. Assim, o objetivo do trabalho é apresentar as deficiências dos EIAs conforme a percepção dos analistas ambientais do IBAMA, utilizando como método a análise qualitativa. Em geral, os resultados indicaram que a elaboração dos EIAs necessita de um maior envolvimento da sociedade e melhor capacitação e independência das equipes executoras dos estudos ambientais. |
Abstract: | In 1981 was established by the National Environmental Policy the Environmental Impact Assessment (AIA) which is an essential instrument to predict the possible socio-environmental damage of a given enterprise through Environmental Impact Studies (EIAs). However, these studies have shown flaws, as approached by several EIA researchers, according to the perception of environmental analysts at IBAMA, using qualitative analysis as a method. Then, we conclude that the environmental licensing process needs greater involvement from society and a better training and independence of the team executors of the environmental studies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
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