Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KeniaTavaresAraujoLima_tcc.pdf646,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas para o ensino de sustentabilidade ambiental nas aulas de Ciências Naturais para alunos do sexto ano do ensino fundamental
Autor(es): Lima, Kênia Tavares Araújo
Orientador(es): Jacobson, Tamiel Khan Baiocchi
Assunto: Cerrado
Meio ambiente
Jogos educativos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 6-Fev-2023
Referência: LIMA, Kênia Tavares Araújo. Práticas para o ensino de sustentabilidade ambiental nas aulas de Ciências Naturais para alunos do sexto ano do ensino fundamental. [2021]. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, [Planaltina-DF], [2021].
Resumo: Quando analisamos as palavras “desenvolvimento sustentável” no dicionário de ecologia, temos como definição: A preocupação com recursos presentes que devem ser conservados para as gerações futuras. O cuidado com o meio ambiente e o alinhamento de uma vida sustentável, econômica e socialmente, e a utilização dos recursos naturais sem extingui-los é essencial para que o ser humano alcance um modelo de vida digna. Esse cuidado com o ambiente faz-se necessário, pois o ser humano necessita da natureza para manter sua existência. Por meio deste projeto, sugerimos metodologias ativas para o ensino de sustentabilidade ambiental nas aulas de Ciências Naturais do sexto ano do ensino fundamental, no qual à aprendizagem sobre o meio ambiente é de extrema importância, visto que observamos diversas ações humanas que interferem nos ecossistemas, entre elas, as mudanças climáticas, desmatamento, poluição e a diminuição da disponibilidade dos recursos naturais. Este projeto traz modelos de aulas que estimulam os alunos a terem maior interesse pelo meio ambiente, para que consigam ser cidadãos conscientes. Com enfoque qualitativo e por meio de uma proposta didática para o sexto ano do ensino fundamental, o presente projeto mostra que a sustentabilidade pode ser ensinada com estratégias diferentes das práticas pedagógicas tradicionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, [2021].
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.