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dc.contributor.advisorCruz, Tânia Cristina da Silva-
dc.contributor.authorMoreira, Isaac José dos Santos Braga-
dc.identifier.citationMOREIRA, Isaac José dos Santos Braga. A problemática ambiental de resíduos eletrônicos: uma abordagem sobre a indústria de games. 2021. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA indústria de jogos eletrônicos é um mercado de grande relevância na economia global. Nos últimos anos a demanda por este tipo de entretenimento cresceu de maneira acentuada, pressionando o mercado a produzir cada vez mais produtos e serviços. Consequentemente, este aumento contribui para um maior impacto ambiental neste sistema de produção, seja pela geração de mais resíduos eletrônicos, poluição eletrônica, consumo de energia e outras particularidades. A produção cientifica desta área é escassa, o que gera um atraso no avanço de inovação e alternativas para solucionar os problemas das atividades dessa natureza. Este trabalho busca compreender as características e transformações da indústria de jogos eletrônicos, o impacto ambiental de seus resíduos e refletir sobre a pegada ecológica deste mercado. Para isto, se apoiou em uma revisão bibliográfica estruturada através de uma pesquisa exploratória sobre o tema. Com a produção desta monografia, podemos constatar o quão necessário é avaliar os impactos ambientais desde a produção até o descarte, como forma de investigar a sustentabilidade ambiental do ciclo dos produtos da indústria de jogos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordResíduos eletroeletrônicospt_BR
dc.subject.keywordPoluiçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.titleA problemática ambiental de resíduos eletrônicos : uma abordagem sobre a indústria de gamespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-06T12:44:29Z-
dc.date.available2023-02-06T12:44:29Z-
dc.date.submitted2021-05-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33323-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The gaming industry is a highly important market in the global economy. In recent years, the demand for this type of entertainment had a significant growth worldwide, increasing the market for the production of many of these products and services.Consequently, this increase contributes to an environmental impact on this production system, increasing e-waste, electronic pollution, energy consumption, among other circumstances.The scientific production in this area is scarce, which leads to a delay in advancing innovation and alternatives to solve the problems of this nature activities. This work is proposed as a scientific object that works with this gap of knowledge on the subject, trying to understand the characteristics and electronic game industry changes, the environmental impact of their waste and reflect on the ecological footprint of this market.This work was based on a literature review structured through an exploratory research on the topic. In the production of this work, we can see the need to assess the environmental impact from production to disposal, in order to investigate the environmental sustainability of the gaming industry's product cycle.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



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