Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrieleCarvalhoCardoso_tcc.pdf906,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associações agropecuárias e políticas públicas : um estudo de caso da Associação Brasileira dos Produtores de Leite - ABRALEITE
Autor(es): Cardoso, Gabriele Carvalho
Orientador(es): Miranda, Luciana de Oliveira
Assunto: Agropecuária - aspectos econômicos
Pecuária
Associações e cooperativas
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 6-Fev-2023
Referência: CARDOSO, Gabriele Carvalho. Associações agropecuárias e políticas públicas: um estudo de caso da Associação Brasileira dos Produtores de Leite - ABRALEITE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021.
Resumo: O setor agrícola brasileiro está em constante aprimoramento e os investimentos em organização e otimização do processo produtivo de modo a aumentar a produtividade, não cessam. Atrelado a isto, está o processo de modernização da agropecuária que cada vez mais exige mais investimento e tecnificação. Além dos ganhos de escala e lucro líquido, as atividades desempenhadas no ambiente rural contribuem para o desenvolvimento econômico e social da população inserida neste contexto. No entanto, o Brasil possui uma realidade de desigualdade em diversos setores e que reflete principalmente na agropecuária. O setor agro é marcado pela diversidade seja referente aos aspectos naturais e biológicos, pelos aspectos organizacionais e técnicos das propriedades e do sistema de produção e até mesmo a disponibilidade de recursos estatais para o manejo da atividade. As políticas públicas no ramo do agronegócio devem desempenhar a função de desenvolver a atividade empregando-se condições específicas para cada contexto social. Um dos meios de impulsionar as ações do governo e equalizar este cenário, tornando assim a competição mais justa, consiste na vivência do associativismo que se caracteriza pela combinação de conhecimentos e forças a fim de alcançar um objetivo comum. Diante do exposto o estudo objetiva apresentar a trajetória do movimento associativista relacionando-o às políticas de fomento ao agronegócio. Do ponto de vista teórico, o estudo buscou apresentar considerações de diversos autores de modo a definir um consentimento para o conceito de associativismo e retratar a conjuntura deste movimento no agro brasileiro. O cooperativismo também foi abordado brevemente de modo a pontuar outras formas de associativismo que desempenham papel de mediador entre os agentes de uma cadeia em busca de benefícios mútuos. O terceiro ponto discutido a partir de analises documentais e materiais disponibilizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA (Plano Safra)demonstram o histórico de incentivos disponibilizados pelo governo federal. A análise dos dados consistiu em apresentar a realidade da Associação Brasileira dos Produtores de Leite-ABRALEITE, de modo a verificar a atuação dessa organização no cotidiano dos produtores representados pela mesma. A partir de informações obtidas junto aos associadas da entidade pesquisada, foi possível apontar pontos positivos e pontos de melhorias desta Associação que busca condições mais justas para a cadeia produtiva do leite, melhores condições de vida a todos que participam direta ou indiretamente desta cadeia além de reconhecimento e valorização do produto leite.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.