Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33306
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcusViniciusDeOliveiraCarvalho_tcc.pdf900,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da pandemia do SARS-COVID nos processos de contratações de obras públicas : análise do período de 2020 a 2022
Autor(es): Carvalho, Marcus Vinícius de Oliveira
Orientador(es): Gonçalves, Elizânia de Araújo
Assunto: Covid-19
Contratos administrativos
Obras públicas
Administração pública
Licitação pública
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: CARVALHO, Marcus Vinícius de Oliveira. O impacto da pandemia do SARS-COVID nos processos de contratações de obras públicas: análise do período de 2020 a 2022. 2022. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ao final de 2019, a covid-19 caracterizada por um vírus de alta contaminação surge na China e rapidamente se espalha pelo mundo. A pesquisa tem por finalidade demonstrar as mudanças diante pandemia nas relações contratuais entre a Administração Pública e os entes privados. O estudo teve como objetivo analisar os impactos da pandemia da COVID-19, sobre as contratações de obras públicas durante o período de 2020 a 2022. Contratos públicos, possuem diferenças de contratos celebrados entre particulares, o princípio da supremacia do interesse público, conflita com a atividade fim dos empresários no período de exceção. O equilíbrio contratual é importante para o sucesso da relação entre a administração pública e empresas de engenharia. A pandemia da COVID-19, se caracteriza como “caso fortuito ou de força maior” no âmbito das contratações de obras públicas. Os resultados encontrados apontam que a variação dos preços de insumos deve ser demonstrada pelas empresas de engenharia aos órgãos públicos contratantes, visando o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. A pesquisa bibliográfica e documental, além de dados oficiais de pesquisas referentes à pandemia da COVID-19 foram utilizados como metodologia de pesquisa. Recomenda-se para trabalhos futuros, uma análise da aceitabilidade por parte da administração pública de pedidos de reequilíbrio econômico-financeiro, durante o período da pandemia da COVID-19.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.