Título: | Diversidade nas organizações : avaliação de grandes empresas que atuam no Brasil |
Autor(es): | Rocha, Laisa Neri |
Orientador(es): | Neiva, Pedro Robson Pereira |
Assunto: | Comunidade LGBT Empresas Diversidade no local de trabalho Diversidade racial |
Data de apresentação: | 19-Set-2022 |
Data de publicação: | 2-Fev-2023 |
Referência: | ROCHA, Laisa Neri. Diversidade nas organizações: avaliação de grandes empresas que atuam no Brasil. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Tendo em vista a crescente adoção de políticas de diversidade e inclusão em
empresas ao redor do mundo, este trabalho buscou avaliar o nível de promoção de
diversidade em grandes companhias no Brasil. Para alcançar o objetivo proposto,
foram selecionadas, por meio de amostragem aleatória estratificada, 200 empresas
que atuam no Brasil, seja de capital nacional, seja estrangeiro, listadas no ranking
“Valor 1000”, elaborado pelo jornal Valor Econômico, edição 2020. Foi realizada
uma pesquisa empírica em sites, relatórios e documentos oficiais, buscando
identificar a existência de 9 aspectos relacionados a ações e estímulos
desenvolvidos interna e externamente sobre diversidade, formas de divulgação e de
transparência dessas ações e de seus impactos sociais. Observou-se que, apesar
do debate constante dos benefícios da multiplicidade de etnias, gêneros, raças,
deficiências, orientações e identidades sexuais, a amostra apresentou um baixo
índice geral de aderência. As perguntas direcionadas ao público LGBTQIAP+
alcançaram os menores percentuais de conformidade. Além disso, empresas de
capital estrangeiro obtiveram melhor performance quando comparadas com
empresas de capital exclusivamente brasileiro. Percebemos também que as
organizações que demonstraram total adesão figuram entre as 10 maiores de cada
setor em que atuam, indicando forte relação positiva entre resultado econômico e a
adoção de políticas pró-diversidade. |
Abstract: | In view of the growing adoption of diversity and inclusion policies in companies
around the world, this study sought to assess the level of diversity promotion in large
companies in Brazil. To achieve the proposed objective, 200 companies operating in
Brazil, whether national or foreign, were selected through stratified random sampling,
listed in the “Valor 1000” ranking, prepared by the Valor Econômico newspaper, 2020
edition. An empirical research was carried out on websites, reports and official
documents, seeking to identify the existence of 9 aspects related to actions and
stimuli developed internally and externally on diversity, forms of disclosure and
transparency of these actions and their social impacts. It was observed that, despite
the constant debate on the benefits of the multiplicity of ethnicities, genders, races,
disabilities, orientations and sexual identities, the sample presented a low general
rate of adherence. Questions targeting the LGBTQIAP+ audience achieved the
lowest percentages of compliance. In addition, foreign capital companies performed
better when compared to exclusively Brazilian capital companies. We also noticed
that the organizations that showed total adherence are among the 10 largest in each
sector in which they operate, indicating a strong positive relationship between
economic results and the adoption of pro-diversity policies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
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