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Título: Diversidade nas organizações : avaliação de grandes empresas que atuam no Brasil
Autor(es): Rocha, Laisa Neri
Orientador(es): Neiva, Pedro Robson Pereira
Assunto: Comunidade LGBT
Empresas
Diversidade no local de trabalho
Diversidade racial
Data de apresentação: 19-Set-2022
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: ROCHA, Laisa Neri. Diversidade nas organizações: avaliação de grandes empresas que atuam no Brasil. 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Tendo em vista a crescente adoção de políticas de diversidade e inclusão em empresas ao redor do mundo, este trabalho buscou avaliar o nível de promoção de diversidade em grandes companhias no Brasil. Para alcançar o objetivo proposto, foram selecionadas, por meio de amostragem aleatória estratificada, 200 empresas que atuam no Brasil, seja de capital nacional, seja estrangeiro, listadas no ranking “Valor 1000”, elaborado pelo jornal Valor Econômico, edição 2020. Foi realizada uma pesquisa empírica em sites, relatórios e documentos oficiais, buscando identificar a existência de 9 aspectos relacionados a ações e estímulos desenvolvidos interna e externamente sobre diversidade, formas de divulgação e de transparência dessas ações e de seus impactos sociais. Observou-se que, apesar do debate constante dos benefícios da multiplicidade de etnias, gêneros, raças, deficiências, orientações e identidades sexuais, a amostra apresentou um baixo índice geral de aderência. As perguntas direcionadas ao público LGBTQIAP+ alcançaram os menores percentuais de conformidade. Além disso, empresas de capital estrangeiro obtiveram melhor performance quando comparadas com empresas de capital exclusivamente brasileiro. Percebemos também que as organizações que demonstraram total adesão figuram entre as 10 maiores de cada setor em que atuam, indicando forte relação positiva entre resultado econômico e a adoção de políticas pró-diversidade.
Abstract: In view of the growing adoption of diversity and inclusion policies in companies around the world, this study sought to assess the level of diversity promotion in large companies in Brazil. To achieve the proposed objective, 200 companies operating in Brazil, whether national or foreign, were selected through stratified random sampling, listed in the “Valor 1000” ranking, prepared by the Valor Econômico newspaper, 2020 edition. An empirical research was carried out on websites, reports and official documents, seeking to identify the existence of 9 aspects related to actions and stimuli developed internally and externally on diversity, forms of disclosure and transparency of these actions and their social impacts. It was observed that, despite the constant debate on the benefits of the multiplicity of ethnicities, genders, races, disabilities, orientations and sexual identities, the sample presented a low general rate of adherence. Questions targeting the LGBTQIAP+ audience achieved the lowest percentages of compliance. In addition, foreign capital companies performed better when compared to exclusively Brazilian capital companies. We also noticed that the organizations that showed total adherence are among the 10 largest in each sector in which they operate, indicating a strong positive relationship between economic results and the adoption of pro-diversity policies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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