Título: | Impacto das ferramentas da qualidade em relação a ferramentas de gestão e tecnologia da informação, no desempenho e na obtenção de vantagens competitivas de empresas pertencentes a mercados locais |
Autor(es): | Neiva, Lucas Meireles |
Orientador(es): | Lesses, Olinda Maria Gomes |
Assunto: | Concorrência Inovações tecnológicas Vantagem competitiva Estratégias empresariais |
Data de apresentação: | 28-Set-2022 |
Data de publicação: | 2-Fev-2023 |
Referência: | NEIVA, Lucas Meireles. Impacto das ferramentas da qualidade em relação a ferramentas de gestão e tecnologia da informação, no desempenho e na obtenção de vantagens competitivas de empresas pertencentes a mercados locais. 2022. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A crescente na introdução de novas tecnologias tem sido objeto de diversos estudos
em função da era digital que estamos vivendo. Novos aplicativos e softwares tem se
tornado cada vez mais acessíveis às pessoas. Esse fenômeno tem impactado
diretamente o empreendedorismo e o mercado, gerando diversas mutações nas
práticas, nas metodologias de gestão e no modo de fazer dentro das empresas. O
interesse da pesquisa surgiu a partir da comparação e viabilidade a respeito das
reações entre as novas práticas e as metodologias já consolidadas. Diante disso, o
estudo teve o intuito de relacionar o campo teórico com a realidade no que se refere
a ferramentas da qualidade e ferramentas de tecnologia da informação por meio da
teoria administrativa e um trabalho de campo empírico, com o objetivo de elucidar a
necessidade e a efetividade das ferramentas da qualidade em comparação a
ferramentas de tecnologia da informação em um ambiente de concorrência nos
resultados organizacionais e na constituição de vantagens competitivas. Para isso, foi
feita uma pesquisa bibliográfica para construção de um referencial teórico, e uma
entrevista semiestruturada com supervisores de empresas pertencentes a diferentes
setores, com a pretensão de motivar a exploração dessa relação no meio acadêmico.
Foi possível captar a percepção dos gestores a respeito do funcionamento da sua
empresa, dos mecanismos de resolução de problemas e tomadas de decisões, de
suas vantagens competitivas e da sua posição no mercado relativo aos seus
concorrentes. Dessa forma foi possível concluir que as ferramentas da qualidade não
são essenciais para se consolidar no mercado e obter resultados positivos; As
ferramentas de Tecnologia da informação têm mais prestígio entre os gestores
possuírem uma associação mais direta com os resultados e por serem mais
acessíveis na visão dos gestores; As ferramentas da qualidade possuem pouco
prestígio e utilidade entre os gestores em função do baixo conhecimento a respeito
das ferramentas e do seu potencial de gerar bons resultados; As ferramentas da
qualidade não possuem ligação com a obtenção e manutenção das vantagens
competitivas dessas empresas. Para trabalhos futuros, sugere-se a exploração mais
abrangente a respeito do vácuo de conhecimento sobre o potencial das ferramentas
da qualidade por parte dos gestores e supervisores, exposto nesse trabalho. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
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