Título: | Estratégia e sustentabilidade empresarial em empresas calçadistas |
Autor(es): | Costa, Natália Rolla da |
Orientador(es): | Daroit, Doriana |
Assunto: | Calçados Responsabilidade social da empresa Sustentabilidade Estratégias empresariais |
Data de apresentação: | 13-Set-2022 |
Data de publicação: | 2-Fev-2023 |
Referência: | COSTA, Natália Rolla da. Estratégia e sustentabilidade empresarial em empresas calçadistas. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Mudanças no cenário mundial sempre ocorreram em diversos setores, e hoje, com todo
acesso à informação e tecnologia, é possível perceber o quanto sociedade evoluiu e
mudou os modos de relacionamento, consumo, produção e comunicação. Ações e
práticas organizacionais desenvolvidas a partir do conceito de Sustentabilidade e
Responsabilidade Social Corporativa (RSC), por meio das estratégias organizacionais,
são fortes aliadas para alcançar a sustentabilidade nas dimensões social, econômica e
ambiental da empresa, além de auxiliar a obter diferencial competitivo no mercado. O
setor calçadista apresenta-se como um dos mais poluentes e geradores de resíduos no
âmbito industrial. O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre sustentabilidade,
RSC e estratégia empresarial, de forma a identificar como as empresas calçadistas
incorporam esses conceitos em seus negócios, posicionamento de mercado e processos
organizacionais. O estudo caracteriza-se como qualitativo do tipo estudo de caso, a
coleta de dados ocorreu com entrevistas semiestruturadas que passaram por análise
documental de duas empresas do setor. Os resultados demonstram que as organizações
que se posicionam no mercado como sustentáveis precisam adequar melhor seus
negócios para incorporar a Sustentabilidade Empresarial, além da relevância de
relacionar os temas RSC, Triple Bottom Line da sustentabilidade e estratégias em
conjunto com seus stakeholders para alcançar a Sustentabilidade Empresarial. A
contribuição desta pesquisa é oferecer informações úteis para as organizações sobre a
importância de incorporar a sustentabilidade em suas estratégias e processos. |
Abstract: | Changes in the world scenario have always occurred in various sectors, and today, with
all access to information and technology, it is possible to see how much society has
evolved and changed the ways of relationship, consumption, production and
communication. Organizational actions and practices developed from the concept of
Sustainability and Corporate Social Responsibility (CSR), through organizational
strategies, are strong allies to achieve sustainability in the social, economic and
environmental dimensions of the company, in addition to helping to obtain a competitive
differential in the Marketplace. The footwear sector presents itself as one of the most
polluting and waste generators in the industrial scope. The objective of this work is to
discuss the relationship between sustainability, CSR and business strategy, in order to
identify how footwear companies incorporate these concepts into their business, market
positioning and organizational processes. The study is characterized as a qualitative
case study, data collection took place with semi-structured interviews that underwent
document analysis of two companies in the sector. The results demonstrate that
organizations that position themselves in the market as sustainable need to better adapt
their business to incorporate Corporate Sustainability, in addition to the relevance of
relating the CSR, Triple Bottom Line themes of sustainability and strategies together
with their stakeholders to achieve Corporate Sustainability. The contribution of this
research is to provide useful information for organizations on the importance of
incorporating sustainability into their strategies and processes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.