Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Dioney Moreira | - |
dc.contributor.author | Sales, Brenda Gabrielle Tavares de | - |
dc.identifier.citation | SALES, Brenda Gabrielle Tavares de. Ensino de redação dissertativo-argumentativa para alunos indígenas em uma escola pública no Distrito Federal. 2020. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto visa alcançar um público-alvo bem específico, presente nas escolas públicas do Distrito Federal: estudantes indígenas. Há significativa presença de alunos indígenas no DF. Se o ensino de redação já é complicado para alunos não indígenas, me questiono como tem sido o ensino de redação para os alunos indígenas que estão presentes nas escolas urbanas, especialmente para aqueles que não têm o português como língua materna. Ao oferecer a oportunidade de poder falar e escrever a língua dominante no país, a educação tende a oferecer ao indígena mais uma oportunidade de se expressar e reivindicar as suas lutas e do seu povo com propriedade, sem, contudo, desprezar a sua língua e cultura maternas. Nosso objetivo geral é ensinar o texto dissertativo-argumentativo a alunos indígenas do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal com vistas a prepará-los para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília e ao desenvolvimento de competências interculturais. Nosso referencial teórico inicial centra-se nos seguintes eixos: 1. Ensino de Português como língua adicional; 2. Bilinguismo ou multilinguismo pluralista e funcional; 3. Competências interculturais; 4. Letramentos; 5. Gêneros textuais; 6. Sequências didáticas; e 7. Reescrita. Não existem materiais e metodologias didático-pedagógicas destinadas ao público indígena em nossas escolas do DF. E isso é o que queremos propor com esta pesquisa, em vista a promover um efetivo ensino pluralista e funcional. Partimos do pressuposto de que deva ocorrer o desenvolvimento de competências interculturais na escola. Entendemos que é de extrema importância trabalhar com outros gêneros textuais para chegar à redação dissertativo-argumentativa. A ideia é partir de gêneros textuais presentes na realidade dos alunos e mais acessíveis a eles para depois chegar à redação dissertativo-argumentativa. Para tanto, usaremos a metodologia das sequências didáticas com vistas ao desenvolvimento de competências interculturais. A pesquisa será desenvolvida e aplicada em uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal com alunos indígenas. Inicialmente, fizemos uma revisão bibliográfica acerca dos pontos teóricos para o seu desenvolvimento. Em outras fases, ocorrerão trabalhos de campo na escola para: 1. solicitar permissão e apresentar o projeto à direção, coordenação pedagógica e professor de português da turma onde a pesquisa se desenvolverá; e definir o dia e horário da pesquisa na escola; 2. apresentar o projeto aos alunos indígenas e produzir os documentos relativos à ética em pesquisa, entre os quais o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos pais e o Termo de Assentimento dos alunos; 3. identificar junto ao professor de português: a. o conteúdo de redação que ele está desenvolvendo ao longo do ano letivo; b. os problemas de aprendizado de português que ele, porventura, já identificou nos estudantes indígenas; c. sugestões para o ensino de texto dissertativo-argumentativo; 4. fazer um diagnóstico bem preliminar das principais dificuldades de escrita desses alunos, por meio da aplicação de uma narrativa autobiográfica; 5. aplicar as sequências didáticas. Preparamos aulas de redação, nas quais abordamos questões de leitura e escrita, correção de textos e exercícios elaborados a partir das dificuldades apresentadas pelos alunos na sua produção textual. A produção do material e das aulas teve como base as redações do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB e sua respectiva matriz de referência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índios - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | Ensino de redação dissertativo-argumentativa para alunos indígenas em uma escola pública no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T11:04:39Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T11:04:39Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33280 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Letras - Português do Brasil como Segunda Língua
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