Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33278
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WantuilLinharesWerneckJunior_tcc.pdf14,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resumo : um passo para estrangeiros
Autor(es): Werneck Júnior, Wantuil Linhares
Orientador(es): Ferraz, Janaína de Aquino
Assunto: Resumos
Material didático
Ensino médio
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 2-Fev-2023
Referência: WERNECK JÚNIOR, Wantuil Linhares. Resumo: um passo para estrangeiros. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade ajudar o estudante estrangeiro, que está cursando o último ano do ensino médio no Brasil, a produzir resumos acadêmicos. Com o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento de seus trabalhos, elaboramos esta unidade didática com o objetivo de desenvolver, passo a passo, o conhecimento sobre a produção desse gênerotextual.Apresentação1Para tanto, nosso trabalho está organizado de modo que os alunos identifiquem as características formais do resumo acadêmico (pontos relevantes presentes em um texto, ou seja, uma apresentação compactada e seletiva das ideias de um texto com a progressão e articulação entre elas, uma linguagem mais formal, escrito em 3º pessoa do singular, pronome de tratamento, verbos, elementos lexicais e estrutura descritiva e argumentativa particulares do texto acadêmico, elementos de ligação -conjunções), objetivando a compreensão do que seja resumo acadêmico na prática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.