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dc.contributor.advisorFlexor, Carina Luisa Ochi-
dc.contributor.authorCampos, Ana Luiza Martins Batista Storni-
dc.identifier.citationCAMPOS, Ana Luiza Martins Batista Storni. O impacto da cultura digital no futuro do trabalho publicitário: como os cursos de graduação no Brasil têm se adequado às atuais demandas. 2022. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias da informação e comunicação vêm promovendo uma série de mudanças no tecido social e, em particular, sobre o campo publicitário. Nesse horizonte, o presente trabalho monográfico teve como objetivo identificar os impactos das tecnologias de informação e comunicação - e da cultura digital mais amplamente –sobre a atividade publicitária, mapeando e discutindo as formas como os cursos de graduação da área têm incorporado, em seus currículos, estratégias que objetivam propiciar o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas pelo mercado publicitário hodierno. De abordagem dedutiva e perspectiva qualitativa e exploratória, a investigação partiu da análise de matrizes curriculares de cursos/instituições consagradas por instâncias do campo e, ainda, de entrevistas em profundidade com líderes de agências com destaque no campo das tecnologias digitais, mapeando, ainda, as propostas pedagógicas não apenas na esfera do ensino, mas também no âmbito da pesquisa e extensão. Fazendo uso de um arcabouço teórico levantado através de uma revisão de literatura, a pesquisa aponta para uma observada tentativa das IES de fornecer, no limite de suas especificidades e possibilidades, aos seus egressos, o conhecimento necessário, corroborando com a visão do mercado de que a academia continua sendo formadora de publicitários aptos a atuar no campo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCultura digitalpt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - tecnologiaspt_BR
dc.subject.keywordPublicidade e propaganda - currículopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade e propaganda - mercado de trabalhopt_BR
dc.titleO impacto da cultura digital no futuro do trabalho publicitário: como os cursos de graduação no Brasil têm se adequado às atuais demandaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T18:11:14Z-
dc.date.available2023-02-01T18:11:14Z-
dc.date.submitted2022-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33271-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Information and communication technologies have been promoting a series of changes in the social fabric and, in particular, in the advertising field. In this horizon, the present work aimed to identify the impacts of said technologies - and, more broadly, of digital culture - on advertising activity, mapping and discussing the ways in which under graduate courses in the area have incorporated, in their curricula, strategies that aim to provide the development of skills and competences required by today's advertising market. From a deductive approach and a qualitative and exploratory perspective, the investigation started from the analysis of curricular matrices of courses/institutions well-established on the field and, also, from in-depth interviews with leaders of agencies with prominence in the field of digital technologies, mapping, still, pedagogical proposals not only in the sphere of teaching, but also in the scope of research and extension. Making use of a theoretical framework raised through a literature review, the research points to an attempt observed by institutions to provide, within the limits of their specificities and possibilities, to their graduates the necessary knowledge, which corroborates with the view provided by the market that the academy continues to educate advertisers who are capable to work in the field.pt_BR
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