Título: | Percepções de bibliotecários e estudantes sobre a cobrança de multa financeira em bibliotecas de universidades públicas federais : reflexões a partir de uma perspectiva inclusiva e educativa |
Autor(es): | Madureira, Thais Gomes |
Orientador(es): | Maricato, João de Melo |
Assunto: | Bibliotecas universitárias Multas Inadimplência em bibliotecas |
Data de apresentação: | 6-Out-2022 |
Data de publicação: | 1-Fev-2023 |
Referência: | MADUREIRA, Thais Gomes. Percepções de bibliotecários e estudantes sobre a cobrança de multa financeira em bibliotecas de universidades públicas federais: reflexões a partir de uma perspectiva inclusiva e educativa. 2022. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho discute a origem das punições desde as sociedades mais primitivas até
chegar na cobrança de multa financeira e sua aplicação dentro do ambiente das
bibliotecas, fazendo um paralelo entre punição e educação. Enfoca,
especificadamente, bibliotecas de universidades públicas federais brasileiras e as
penalidades relacionadas a devolução de materiais fora dos prazos regulamentares.
Reflete sobre a importância e o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário como
educador e as possíveis consequências da punição de usuários por meio de multa
financeira. Aborda a necessidade de maior debate dentro da academia e a formação
continuada de seus profissionais de competências para desenvolvimento de reflexões
críticas capazes de transformar a sua realidade e a comunidade que a envolve. A
partir de uma pesquisa descritiva, que se deu por meio de um estudo de caso
qualitativo, através de um questionário aplicado aos bibliotecários de bibliotecas de
universidades públicas federais, buscou-se entender o motivo e a implicação da
aplicação de multa financeira nas instituições em decorrência dos atrasos da
devolução de materiais. Foram enviados questionários, contendo questões objetivas
e discursivas, por e-mail a 33 bibliotecas de universidades públicas federais, obtendo-
se 22 preenchimentos/respostas por parte dos bibliotecários destas instituições.
Foram aplicados questionários aos usuários da Biblioteca Central da Universidade de
Brasília (BCE – UnB) para compreender a percepção de impacto dessa penalidade
nesses usuários. O questionário dos alunos ocorreu de modo presencial, sendo os
usuários convidados a responder questões abertas e fechadas sobre o tema,
chegando-se a 60 respondestes. Foi possível observar que a maioria dos alunos
consideram a multa financeira como a melhor alternativa para coibir atrasos de
devolução dos materiais (72% consideraram a multa justa). Ainda assim, algumas
sugestões e alternativas foram relatadas pelos alunos. As bibliotecas e bibliotecários,
por sua vez, em sua maioria, relataram perceber algumas problemáticas que
envolvem a escolha desse tipo de sanção e concordam que existem outras opções
em detrimento da multa financeira. A medida mais sugerida pelos bibliotecários e
alunos, foi a suspensão dos direitos do usuário. Percebe-se que a multa como método
de punição foi adotada de maneira mecânica e irrefletida pelas bibliotecas das
instituições analisadas. Como resultado do estudo, concluiu-se que a multa financeira,
aplicada sozinha, sem outas opções de sanções e sem abertura de diálogo para
compreender situações específicas, não se mostra uma prática educadora que
estimule a cidadania e a responsabilidade social. Sugere-se, por fim, que as
bibliotecas analisem a possibilidade de adotarem novas propostas a partir das
descobertas e reflexões apresentadas nesta pesquisa. |
Abstract: | This work deliberates on the origin of punishments within libraries from the most
primitive societies regarding the collection of financial fines, drawing a parallel between
punishment and education. It specifically focuses on Brazilian federal public university
libraries and the penalties related to returning materials outside the regulatory
deadlines. It reflects on the importance and role of the library and the librarian as an
educator and the possible consequences of punishing users through a financial fine. It
addresses the need for greater debate within academics and the continuous training
of their staff with competences for the development of critical reflections capable of
transforming the reality of the academic community. From descriptive research which
took place through a qualitative case study, through an interview with librarians of
libraries of federal public universities, we sought to understand the reasoning and the
implications of financial fines in institutions as a result of delays in returning materials.
Questionnaires containing objective and discursive questions were sent by e-mail to
33 libraries of federal public universities, with response from 22 librarians of these
institutions. Interviews were conducted with users of the Central Library of Students of
the University of Brasília (BCE – UnB) to understand the perception of the impact of
this penalty on these users. The students' interview took place in person, with
descriptive and multiple-choice questions, and an audience of 60 respondents
reached. It was possible to observe that most students consider the financial fine as
the best alternative to curb delays in returning materials (72% considered the fine fair).
Yet, some suggestions and alternatives were reported by students. Libraries and
librarians, in turn, for the most part, reported some problems involving the choice of
this type of sanction and agreed that there are other options to the detriment of the
financial fine. The measure most suggested by librarians and students was the
suspension of user rights. The study showed that the fine as a method of punishment
was mechanically and thoughtlessly adopted by libraries of analyzed institutions. As a
result of the study, it was concluded that the financial fine, applied alone, without other
options for sanctions and without opening a dialogue to understand specific situations,
is not an educational practice that encourages citizenship and social responsibility.
Finally, the study suggests that libraries analyze the possibility of adopting new
proposals based on the findings and reflections presented in this research. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.