Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Michelli Pereira da | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosângela Santos da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rosângela Santos da. Adequação dos serviços informacionais das bibliotecas universitárias federais do Centro-Oeste durante o período da pandemia da COVID-19. 2022. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo se propôs a verificar os impactos causados pela pandemia da
covid-19 nas Biblioteca Universitárias Federais do Centro-Oeste, especificamente nas
bibliotecas centrais das seguintes universidades UFG, UnB, UFMS e UFMT. O
objetivo geral da pesquisa é apresentar as medidas tomadas pelas bibliotecas e
analisar os serviços de informação no ambiente virtual que foram adaptados e criados
para suprir as demandas informacionais dos usuários nesse contexto pandêmico.
Para atingir o objetivo, a pesquisa se classifica a partir de uma abordagem qualitativa.
Ela foi realizada em três etapas: fundamentação teórica; coleta de dados por meio do
envio de questionário e avaliação do website das bibliotecas do estudo. Os resultados
demonstram que as bibliotecas adotaram as principais medidas restritivas indicadas,
a fim de conter a proliferação do vírus entre sua equipe e sua comunidade acadêmica.
O trabalho remoto foi uma das principais medidas adotadas nesse quesito. O maior
impacto referente aos serviços de referência foi nos serviços de atendimento ao
usuário e ao empréstimo de materiais físicos. A maioria das bibliotecas ampliaram
seus canais de comunicação e além dos meios de comunicação assíncronos que já
existiam, também estão oferecendo atendimento por canais síncronos. A pesquisa
revelou os impactos causados pela covid-19 nos serviços de referência e informação
das bibliotecas universitárias federais do Centro-Oeste e apresentou as principais
adequações que foram realizadas para suprir as demandas informacionais dos
usuários dentro do contexto pandêmico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bibliotecas universitárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços de informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Adequação dos serviços informacionais das bibliotecas universitárias federais do Centro-Oeste durante o período da pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T13:28:57Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T13:28:57Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33260 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aimed to verify the impacts caused by the covid-19 pandemic, in the
Federal University Library of the Midwest, specifically in the central libraries of the
following university: UFG, UnB, UFMS and UFMT. The general objective of the
research is to present the measures taken by libraries and analyze the information
services in the virtual environment that were adapted and created to meet the
informational demands of users in this pandemic context. To achieve the objective, the
research is classified from a qualitative methods approach. It was carried out in three
stages: theoretical foundation; data collection by sending a questionnaire and
evaluation of the website of these libraries. The results demonstrate that libraries have
adopted the main restrictive measures indicated in order to contain the proliferation of
the virus among their staff and their academic community. Remote work was one of
the main measures adopted in this regard. The greatest impact referring to reference
services was in the user assistance services and the loan of physical materials. Most
libraries have expanded their communication channels and in addition to the
asynchronous communication that already existed, they also offered service through
synchronous channels. The research revealed the impacts caused by covid-19 on the
reference and information services of federal university libraries in Brazil's midwest and
presented the main adjustments that were made to meet the informational demands of
users within the pandemic context. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|