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dc.contributor.advisorWatanabe, Eluiza Alberto de Morais-
dc.contributor.authorValle, Isabela Masson do-
dc.identifier.citationVALLE, Isabela Masson do. Motivações, confiança e a percepção dos consumidores sobre as estratégias de marketing adotadas pelo segmento de moda sustentável. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca analisar as motivações e confiança dos consumidores e sua percepção frente às estratégias de marketing das marcas de moda sustentável. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com 13 consumidores de marcas de moda sustentável. Os resultados analisados, apontaram que os consumidores possuem uma grande preocupação com as peças de moda que consomem e, apresentam diversas motivações, entre as mais importantes estão a altruísta, ambiental, egoística e utilitária. Além disso também foi encontrado que os consumidores reagem bem às promoções e ofertas dessas marcas, porém acreditam que é difícil encontrar uma oferta condizente com a demanda do mercado e os preços cobrados, muitas vezes, são obstáculos para que esse tipo de mercado cresça mais. Em relação à confiança, foi encontrado que os consumidores buscam provas de que o que as marcas alegam fazer relacionado a sustentabilidade é real e transparente. A partir desses resultados, conclui-se que o estudo chegou ao seu objetivo principal, uma vez que descreveu com detalhes as motivações dos consumidores, sua confiança nos apelos sustentáveis e sua percepção de acordo com as estratégias de marketing seguidas por marcas de moda sustentáveis. Além disso, o estudo contribui descrevendo motivações dos consumidores, além de suas percepções das estratégias de marketing seguidas pelas marcas e a percepção de confiança que eles apresentam nas marcas de moda sustentável, trazendo dados para ajudar em futuras tomadas de decisão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVestuáriopt_BR
dc.subject.keywordComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.keywordModa - sustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordMarketing - estratégiaspt_BR
dc.titleMotivações, confiança e a percepção dos consumidores sobre as estratégias de marketing adotadas pelo segmento de moda sustentávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T11:31:07Z-
dc.date.available2023-02-01T11:31:07Z-
dc.date.submitted2022-09-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/33247-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study seeks to analyze the motivations and trust of consumers and their perception of the marketing strategies of sustainable fashion brands. For this, indepth interviews were conducted with 13 consumers of sustainable fashion brands. The analyzed results showed that consumers have a great concern with the fashion pieces they consume and have different motivations, among the most important are altruistic, environmental, selfish and utilitarian. In addition, it was also found that consumers react well to promotions and offers from these brands, but they believe that it is difficult to find an offer consistent with market demand and the prices charged are often obstacles for this type of market to grow more. Regarding trust, it was found that consumers look for evidence that what brands claim to do related to sustainability is real and transparent. From these results, it is concluded that the study reached its main objective, since it described in detail the motivations of consumers, their trust in sustainable appeals and their perception according to the marketing strategies followed by sustainable fashion brands. In addition, the study contributes by describing consumers' motivations, in addition to their perceptions of the marketing strategies followed by brands and the perception of trust they have in sustainable fashion brands, bringing data to help in future decision making.pt_BR
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