Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_FelipeRodriguesNascimento_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das opiniões de funcionários a respeito dos objetivos da avaliação de desempenho : estudo em unidade de empresa de atividade de condicionamento físico
Autor(es): Nascimento, Felipe Rodrigues
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Avaliação de desempenho
Gestão de desempenho
Comportamento organizacional
Estratégias empresariais
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 1-Fev-2023
Referência: NASCIMENTO, Felipe Rodrigues. Análise das opiniões de funcionários a respeito dos objetivos da avaliação de desempenho: estudo em unidade de empresa de atividade de condicionamento físico. 2022. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as opiniões de funcionários a respeito dos objetivos da avaliação de desempenho em unidade de uma empresa de atividade de condicionamento físico. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem predominantemente quantitativa. Efetuou-se uma pesquisa de campo com aplicação de questionário via internet a uma amostra de 101 funcionários de diferentes áreas de uma unidade da citada empresa, buscando-se a opinião deles a respeito de doze objetivos pertinentes à Avaliação de Desempenho. O questionário foi previamente testado e baseou-se em estudo realizado por GAMA (1997), considerando doze afirmativas para obter a opinião sobre os referidos objetivos tanto na situação real quanto na situação ideal. Para tratamento dos dados coletados foram empregadas a estatística descritiva (moda e mediana) e estatística inferencial não paramétrica (testes Qui-Quadrado, Teste de Wilcoxon e Anova de Friedman com uso de pós-testes de comparações de pares de postos). Os principais resultados demonstraram, baseado na análise das opiniões colhidas dos funcionários por meio da apuração de 2424 respostas, que 20,83% das respostas indicaram discordância, 18,40% das respostas indicaram não ter opinião formada e 60,77% das respostas indicaram concordância com as afirmativas. Não houve diferenças significativas entre as opiniões segmentadas por área de atuação do funcionário. Entretanto, as opiniões para três afirmativas diferenciaram-se das demais afirmativas e as opiniões de sete das doze afirmativas apresentaram maiores postos médios para a situação ideal quando comparadas com a situação real, sinalizando que opiniões sobre objetivos específicos da avaliação de desempenho podem ser aprimoradas. Este estudo pode contribuir para pesquisas sobre objetivos da avaliação de desempenho, para gestão de desempenho e para estudo da estratégia em empresas de condicionamento físico no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.