Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/33242
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JoaoLucasDaSilvaCorreia_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Prospecção de Enzimas do Complexo CRISPR/Cas a partir do Microbioma Intestinal do Cumpim Syntermes wheeleri
Autor(es): Correia, João Lucas da Silva
Orientador(es): Krüger, Ricardo Henrique
Coorientador(es): Vizzotto, Carla Simone
Assunto: Microbiota intestinal
Enzimas
Biotecnologia
Data de apresentação: 7-Out-2022
Data de publicação: 1-Fev-2023
Referência: CORREIA, João Lucas da Silva. Prospecção de Enzimas do Complexo CRISPR/Cas a partir do Microbioma Intestinal do Cumpim Syntermes wheeleri. 2022. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O sequenciamento metagenômico em plataforma NGS Illumina da microbiota intestinal do cupim Syntermes wheeleri permitiu, além do aprofundamento na compreensão do seu nicho ecológico, a prospecção de produtos biotecnológicos. Esse trabalho soma-se aos esforços na prospecção e caracterização de enzimas de interesse biotecnológico, tendo como objetivo prospectar enzimas do complexo CRISPR/Cas a partir de dados metagenômicos da microbiota intestinal do cupim Syntermes wheeleri. As sequências metagenômicas da microbiota associada ao cupim Syntermes wheeleri serão analisadas para a identificação de enzimas associadas ao complexo CRISPR/Cas de edição gênica. A seleção das enzimas de interesse ocorreu a partir de sistema de busca pelo nome de cada enzima em banco de dados ggKbase (https://ggkbase.berkeley.edu/). As sequências obtidas foram avaliadas quanto à qualidade seguindo parâmetros de completude, tamanho e similaridade com bancos de dados de proteínas caracterizadas experimentalmente. Ao todo foram obtidas 288 enzimas do complexo CRISPR/Cas no banco de dados do microbioma intestinal de Syntermes wheeleri. Dessas, 127 apresentavam códon de início e parada da tradução. O tamanho de 110 enzimas foi compatível com o tamanho de proteínas já caracterizadas experimentalmente. No total, 105 sequências apresentaram ao menos uma sequência de AA com identidade no banco de dados PDB. Ao final, foram selecionadas 66 proteínas que tem potencial para futuras sínteses por expressão heteróloga e caracterização estrutural e enzimática.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.