Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Amaral, Diana Stefanny Santos | - |
dc.identifier.citation | AMARAL, Diana Stefanny Santos. Estudos de “gênero” na ciência: uma análise dos anais do ENPEC nas edições de 2011 a 2019. 2021. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas muitos estudos foram publicados a respeito das relações de gênero em nossa sociedade. Neste contexto o objetivo deste trabalho foi analisar o atual panorama dos estudos de gênero na área de ensino de Ciência, a partir de uma pesquisa bibliográfica realizada nos anais das 5 últimas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), afim de investigar qual a frequência e o tipo de abordagem de gênero estão mais presentes nestes artigos. Foram encontrados 52 artigos publicados, que foram analisados e, com base na Análise de Conteúdo, foram classificados em 7 categorias. Os resultados apontam que a quantidade de estudos relacionados a gênero foram aumentando no decorrer das edições, sendo que a última edição de 2019 apresentou o maior número de publicações. Percebemos que o ENPEC tem apresentando as mudanças que vêm ocorrendo no âmbito educacional, apresentando muitas contribuições das pesquisas da área de ensino de Ciências para os estudos das relações de gênero na Ciência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres cientistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres - representações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciência | pt_BR |
dc.title | Estudos de “gênero” na ciência : uma análise dos anais do ENPEC nas edições de 2011 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T15:00:01Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T15:00:01Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/33235 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In recent decades, many studies have been published about gender relations in our society. In this context, the objective of this work was to analyze the current panorama of gender studies in the field of science education, based on a bibliographical research carried out in the annals of the last 5 editions of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), in order to investigate which frequency and type of gender approach are more present in these articles. 52 publishedarticles were found, which were analyzed and, based on Content Analysis, were classified into 7 categories. The results show that the number of studies related to gender increased throughout the editions, and the last edition of 2019 had the highest number of publications. We realized that ENPEC has been presenting the changes that have been taking place in the educational sphere, presenting many contributions from research in the field of Science teaching to the studies of gender relations in Science. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|